
Para promover e divulgar o turismo religioso,fortalecer as atividades culturais e religiosas, além de impulsionar o desenvolvimento econômico regional apresentei projeto de lei 101/2025 para instituir o “Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste” no Estado do Paraná. Outro objetivo é preservar e divulgar a memória religiosa da região, fazendo dela uma referência para todo o estado.
A criação do Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste pretende unir os municípios da região sudoeste que possuem expressivas manifestações religiosas, oferecendo aos fiéis e turistas uma experiência imersiva nas práticas de fé católica. Inicialmente serão 17 pontos turísticos, além de romarias, procissões e cavalgadas.
Entre as atrações: a Gruta de Santa Emília de Rodat, em Barracão, onde dois eventos importantes acontecem anualmente: a Cavalgada e a Procissão de Santa Emília de Rodat. Em Bom Sucesso do Sul, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um local histórico que, desde os anos 1950, é considerado um espaço de oração e fé.
Também temos o Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Cruzeiro do Iguaçu, a Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Coronel Vivida, e o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos, uma peregrinação de 162 quilômetros que atravessa diversas comunidades com grande importância histórica e religiosa.
Outros locais de destaque incluem a Igreja de Pedra Santa Catarina de Alexandria, no município de Francisco Beltrão, e o Monumento de Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio do Sudoeste, que é a maior estátua barroca de Santo Antônio da América Latina, com 19,6 metros de altura.
No Paraná, o turismo religioso vem mostrando crescimento significativo, com 299 das 2.415 atrações turísticas voltadas para esse nicho, segundo dados da Secretaria de Turismo.
Precisamos dar maior visibilidade a esses espaços e eventos religiosos, promovendo não só o turismo, mas também o fortalecimento da economia local através da geração de emprego e renda.
O projeto de lei também estabelece que o Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste seja incorporado ao Calendário Oficial do Estado do Paraná, garantindo a continuidade e a promoção dessas manifestações de fé.
Vamos preservar e difundir a rica história religiosa da região sudoeste, ao mesmo tempo em que alavanca o turismo religioso como um importante instrumento de desenvolvimento para o Paraná.
O projeto segue agora para análise das comissões para depois ser votado em plenário!


