Eloah Pietra foi encontrada na noite da sexta-feira (24). Reprodução

Como todo os paranaenses, senti um alívio ao saber que a menina Eloah Pietra, de 2 anos, sequestrada na semana passada, em uma comunidade da periferia de Curitiba, já está são e salva e com a família.

Mas infelizmente há tantos outros casos, que ainda não foram solucionados ou demoraram anos para terem um desfecho, que muitas vezes, infelizmente, é trágico.

Pensando nisso, em fevereiro do ano passado, apresentei o projeto de lei 34/2024 para criar um alerta oficial de desaparecimento de crianças e adolescentes no Paraná. Diferente do Alerta Amber, que notifica apenas usuários do Facebook e Instagram, proponho que seja criado um alerta oficial, através de SMS enviado para o celular da população, sendo acessado por meio do link do site da Polícia Civil através do cartaz da criança ou adolescente desaparecido já utilizado pelos órgãos de segurança pública do Estado.

A internet ajuda na divulgação dos casos, mas também dissemina muita informação incorreta. Com um alerta oficial, a população terá informações confiáveis para fazer a denúncia.

De acordo com dados do Mapa dos Desaparecidos do Brasil, em 2019, o Paraná registrou 2.256 pessoas desaparecidas; em 2020, foram 2.237 casos, e em 2021, outros 2.627, totalizando nestes três anos 7.120 registros. Entre os anos de 2019 e 2021, foram registrados 2.673 casos de crianças e adolescentes desaparecidos no estado, o que equivale a 37% dos casos totais.

O projeto segue em análise na Secretaria de Segurança Pública do Estado. Espero que em breve ele seja devolvido à Assembleia para que que possamos votá-lo em plenário.