
Foto: Gabriel Rosa/AEN
Apresentei um projeto de lei para transformar o município de Capanema na “Capital Paranaense do Melado”. Localizada na região sudoeste do Paraná, Capanema é a terra do melado com produção que ultrapassa 400 toneladas por ano, graças à cooperativas e nove indústrias de médio porte que geram centenas de empregos diretos.
A produção de melado na região tem raízes profundas, sendo uma prática iniciada por famílias da agricultura familiar desde os anos 1980. Com o aumento da produção, o melado deixou de ser uma atividade voltada apenas para o consumo próprio, ampliando sua presença no mercado e se tornando uma importante fonte de renda.
Recentemente, Capanema celebrou a 22ª Festa do Melado, um evento que atraiu cerca de 150 mil visitantes, oferecendo uma rica programação cultural que incluiu exposições de produtores, estandes de agricultura, gastronomia e shows. Essa festividade destaca não apenas a produção local, mas também as tradições culturais da cidade.
Em um passo significativo para fortalecer ainda mais a identidade da região, o melado de Capanema recebeu a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essa certificação garante que o produto possui características únicas, resultado da sua origem, o que promove a valorização e a proteção das tradições locais.
O objetivo do nosso projeto é potencializar a divulgação dos produtos locais, estimular o consumo e fortalecer a identidade cultural e econômica de Capanema. E destacar a importância do melado na economia local, além de reforçar o legado cultural trazido pelos migrantes que se estabeleceram na região.
Com a transformação de Capanema na Capital Paranaense do Melado, espera-se que a cidade ganhe maior visibilidade no cenário estadual e nacional, consolidando seu papel como referência na produção desse produto típico.