A ascensão do Partido dos Trabalhadores que acontece em todo o Brasil também pode ser vista no Paraná, com o fortalecimento, o partido no estado demonstra sua organização e preparo, além da força da militância. O balanço do Diretório Estadual aponta o crescimento do número de administrações petistas e vereadores nas eleições municipais.
Com candidaturas promissoras e a mobilização de filiados e apoiadores, o PT no Paraná elegeu 40 municípios e ainda disputa o segundo turno em três importantes cidades: Maringá com Enio Verri, Ponta Grossa com Péricles de Mello e Professor Lemos em Cascavel. O número de vereadores e vices também aumentou, foram eleitos cerca de 350 vereadores e 41 vices, Mirian Gonçalves ainda disputa a prefeitura de Curitiba ao lado de Gustavo Fruet (PDT). Atualmente, o PT administra 31 prefeituras, tem 30 vices e quase 300 vereadores.
“Este é um resultado extraordinário, ganhamos em municípios estratégicos e ainda estamos na disputa no segundo turno em importantes cidades. No Paraná, o PT deu um salto e credenciou seu projeto político”, avaliou o coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT/PR, Florisvaldo Souza. Segundo ele, além das administrações petistas, também deve ser comemorada a eleição de aliados importantes, como Araucária, Colombo e Campo Mourão. No total, em 132 municípios o PT compunha a coligação vitoriosa
Florisvaldo destacou o bom desempenho nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, em especial os que fazem limites com a capital, como Pinhais, Piraquara, Araucária, Colombo e Campo Largo, pois assim o PT “mostra consistência no crescimento”. Inclusive, uma administração petista da RMC teve a maior votação do Paraná, Luizão Goulart foi reeleito com quase 94% dos votos. Ele disputou a prefeitura com candidatos do PSDB e PRB que, juntos, tiveram pouco mais de 5% dos votos.
O modelo de gestão petista já é bem sucedido no Brasil e reconhecido internacionalmente, tido como referência pela ONU. Com o sucessivo crescimento nas administrações, o PT, juntamente com os partidos aliados, poderá desenvolver o Modo Petista de Governar no Paraná com o foco da gestão na cidadania, crescimento, na participação popular e na inclusão social.