Deputada Luciana Rafagnin também vem apoiando as negociações. Santo Antônio quer ainda legalizar a aduana para tráfego internacional de cargas e para o turismo.
Da Assessoria do Deputado Federal Zeca Dirceu
Recursos federais na ordem de R$ 1,5 milhão de reais serão investidos na obra de reforma e ampliação da aduana em Santo Antonio do Sudoeste. A notícia foi dada ao prefeito Ricardo Ortina e ao Secretário Municipal de Agricultura, Clodomir Fiorentin, pelo Secretário da Receita Federal, Carlos Barreto, em reunião nesta quarta-feira (16) em Brasília. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que viabilizou a audiência, também esteve presente e ressaltou a importância do investimento.
A verba a ser investida na obra está prevista no Plano Anual de obras da Receita Federal a serem desenvolvidas em 2012. Portaria assinada nesta semana pelo Secretário Carlos Barreto estabelece a implantação do Plano e contempla o investimento na obra da inspetoria de Santo Antonio do Sudoeste. O Secretário já deu sinal verde para o prefeito iniciar o processo licitatório.
O processo de solicitação dos recursos está em tramitação desde 2006 e, para o prefeito Ricardo Ortina, foi uma grande satisfação ter o pleito contemplado. “Há muitos anos, nós necessitamos desta reforma e estamos muito felizes com o investimento. O apoio do deputado Zeca Dirceu foi fundamental para abrir as portas da Receita Federal para nós”, relatou o prefeito.
Essa é uma demanda alicerçada em importantes estudos da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste e SEBRAE, contando com total apoio dos 42 Municípios representados pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).
Desde 2009, quando era vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que o deputado Zeca Dirceu acompanha as tratativas referentes à inspetoria da Receita Federal em Santo Antonio do Sudoeste. “Santo Antônio do Sudoeste fica numa região estratégica na fronteira com a Argentina, importante pólo de escoamento de produtos importados e exportados, o que justifica todo nosso empenho para que a aduana da cidade seja estruturada o mais rápido possível”, explicou o parlamentar.
A Deputada Estadual Luciana Rafagnin também vem apoiando as negociações, tendo, juntamente com Zeca Dirceu, participado de uma audiência, no ano passado, com o Superintendente Regional da Receita Federal da 9ª Região (PR-SC), Luiz Bernardi, em Curitiba, para pedir o apoio do órgão público para este investimento.
Tráfego internacional
Na oportunidade, o prefeito solicitou ainda, via ofício, a legalização da aduana para tráfego internacional de veículos de cargas e turismo.
Segundo o prefeito, o Paraná vem sofrendo o êxodo empresarial de importadores e exportadores em virtude das facilidades tributárias dos Estados detentores de portos alfandegados. Tal ação viabilizará para o Estado do Paraná um novo corredor de ligação com Mercosul e desafogará os Portos de Foz do Iguaçu/PR e Dionísio Cerqueira/SC, bem como propiciará desenvolvimento da região Sudoeste detentora de uma produção primária invejável e incrementada pelo APLs da confecção, moveleira e alumínios.
“Essa proposta é de suma importância para otimizar o intercâmbio com o Mercosul, transformando a região Sudoeste em uma zona de exportação. Isso porque a passagem de cargas e de turistas argentinos por Santo Antônio do Sudoeste reduz a distância entre o país vizinho e o Porto de Paranaguá em mais de 250 Km”, destaca o deputado Zeca Dirceu.
História
Localizado a 650 km da capital paranaense, Santo Antônio do Sudoeste tem uma população de, aproximadamente, 20 mil habitantes e faz fronteira com o município argentino da San Antonio, localizado na província de Missiones, sendo que o rio Santo Antônio, que divide os dois municípios, foi a última divisa estabelecida entre a Argentina e o Brasil. A convivência social e as transações mercantis são datadas desde 1900, havendo, nessa época, registros importantes na travessia de três ciclos econômicos: exploração da erva-mate, da madeira e da suinocultura. A primeira ponte de ligação entre Brasil e Argentina foi a de Santo Antônio do Sudoeste/San Antonio, na década de 20. Somente depois, em 1942, é que foi construída a ponte internacional que liga Uruguaiana-RS a Paso de Los Libres, na Província de Corrientes.