A agência funcionará no mesmo local em que está instalado o PAB, após obras simples de readequação do espaço físico.

Curitiba, PR (13/09/2011) – Sessenta municípios no Paraná não possuem nenhuma agência bancária em funcionamento e oito deles serão contemplados no plano de expansão da superintendência regional do Banco do Brasil (BB) este ano. Entre estes, São Jorge do Oeste, na região Sudoeste do Estado. A confirmação de que o município passará a contar com o atendimento de uma agência com prefixo próprio até o final de 2011, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) obteve por meio de contato telefônico na manhã desta terça-feira com o gerente de núcleo da rede, Oscar Kaoru Hiraiwa, o que foi imediatamente comunicado aos vereadores Edson Ribeiro (atualmente sem partido), Valcir Copelli (PT) e ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Jorge do Oeste (Acesjo), Antônio Soster, em visita ao gabinete da deputada na Assembleia Legislativa do Paraná. O protocolo do pedido de transformação do posto de atendimento do Banco do Brasil de São Jorge do Oeste em agência foi formalizado junto à Superintendência Regional do BB no Paraná no dia 17 de maio de 2011. “É uma conquista da comunidade que ganha mais essa oportunidade de incrementar a economia local pela circulação da renda proveniente das atividades produtivas, comerciais e de serviços dentro do próprio município”, comemorou a deputada Luciana.

O gerente de núcleo do banco disse que fatores como a densidade demográfica do município, indicadores econômicos e sociais, a reciprocidade demonstrada pela comunidade e o potencial de negócios foram critérios que favoreceram a escolha de São Jorge do Oeste como um dos municípios contemplados pelo plano de expansão. “Sem dúvida, a agência própria, com sua arrecadação, fomenta a economia local e um dos condicionantes para a instalação dela é que o gerente geral more no município e se integre à comunidade”, disse Kaoru.

O que muda?

Hoje, São Jorge do Oeste possui um PAB – Posto de Atendimento Bancário – vinculado à agência de Dois Vizinhos, a 20 quilômetros dali, e que funciona apenas das 11h às 14h. Nesse período, os dois funcionários praticamente autenticam documentos de operações, tributos e receitas da agência matriz. Com a mudança, o gerente geral e o escriturário passarão a atender demandas locais dos serviços oferecidos pelo banco público, como operações de crédito, custeio agrícola, Pronaf, o programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros tantos negócios possíveis e mesmo criar contas particulares e empresariais vinculadas ao prefixo da agência. O horário de atendimento será o mesmo do funcionamento normal de uma agência bancária. O presidente da Acesjo aposta no desenvolvimento. “Melhora tudo, atrai mais empresas interessadas em se instalar e investir aqui”, disse Antônio Soster.

Os vereadores Padreco e Copelli também comemoraram o anúncio da instalação da agência. “É uma data histórica para São Jorge a conquista dessa nossa reivindicação”, disse Padreco. “Foram exatos quatro meses entre o protocolo e o anúncio da inauguração, o que demonstra que fizemos o pedido na hora certa e contamos com o apoio das pessoas certas”, completou Copelli.

A agência funcionará no mesmo local em que está instalado o PAB, após obras simples de readequação do espaço físico para o novo formato de atendimento que será prestado.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *