São esperados cerca de 300 participantes, principalmente do Sul do país. O evento conta com o apoio dos mandatos da deputada estadual Luciana Rafagnin e do deputado Elton Welter.
Do site da Liderança do PT na ALEP
A preservação da árvore nativa da região e a análise das potencialidades econômicas da araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná, são alguns dos objetivos do 1º Seminário Sul-Brasileiro Sobre a Sustentabilidade da Araucária, em São José dos Pinhais. O evento promovido por uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acontece entre os dias 22, 23 e 24 de setembro na Câmara Municipal.
O Seminário é voltado a pesquisadores e também ao público em geral, especialmente para as pessoas de alguma forma envolvidas com a araucária, como as que coletam pinhão para venda, fazem artesanato, exploram a madeira, entre outras atividades. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, são esperados cerca de 300 participantes, principalmente do Sul do país, embora o evento seja aberto a todas as regiões.
O biólogo da Secretaria Municipal de Agricultura, Renato Bossle, conta que o Seminário objetiva a valorização da araucária. “Queremos desmitificar a ideia de que o pinheiro não deve ser plantado e que não é viável. O tripé da sustentabilidade – social, econômico e ambiental – da araucária é o foco do evento”, afirma.
O 1º Seminário Sul-Brasileiro Sobre a Sustentabilidade da Araucária é uma evolução do 1º Seminário de Sustentabilidade das Araucárias na “Região Turística Rotas do Pinhão”, realizado pela Prefeitura nos dias 20 e 21 de maio do ano passado.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona, a motivação do Seminário foi o sumiço de grande parte da espécie. “A araucária é a árvore símbolo do Paraná e do nosso município, mas hoje apenas 1% desta floresta está em pé. Foi para tentar reverter esse quadro que realizamos o evento no ano passado”, afirma. Ele conta que os trabalhos realizados pela Prefeitura desde então levaram o município a sediar o 1º Seminário Sul Brasileiro. “A pretensão é tornar a árvore de indesejável a desejável”, ressalta o secretário.
Serviço:
As inscrições para o 1º Seminário Sul-Brasileiro Sobre a Sustentabilidade de Araucária são limitadas. Mais informações pelo e-mail renato.bossle@sjp.pr.gov.br ou pelo telefone 3381-5830.
.
Programação
22/09 (Quinta-feira)
18h – Recepção e inscrição dos participantes
19h30 – Apresentação cultural
20h – Solenidade de abertura
23/09 (Sexta-feira)
09h – Histórico das florestas de Araucária
10h30 às 12h – Painel com Debate: Situação atual das florestas de Araucárias no Brasil: – Manejo florestal; – Indústria Madeireira; – Comunidades Faxinalenses.
13h30 às 15h30 – Painel com Debate: Panorama da legislação das matas de araucárias. (IBAMA, FATMA, Promotoria de Meio Ambiente)
16 às 18h – Painel com Debate: Resultados e necessidades de novas pesquisas (EMBRAPA, UFPR, UDESC e UFSC).
24/09 (sábado)
8h30 às 10h – Painel com Debate: Desenvolvimento Regional Sustentável das florestas de araucária. – Cadeia produtiva do pinhão; – Coleta do pinhão; – Classificação e comercialização do pinhão.
10h30 às 12h – Painel com Debate: Produtos não madeiráveis da araucária. Atividades econômicas associadas à mata de araucária (turismo rural, artesanato, culinária).
14h às 15h – Debates nos grupos de trabalho com encaminhamentos.
15h às 17h – Plenária final.