Os senadores poderão propor sugestões até o final da tramitação da reforma na CCJ, prevista para a segunda quinzena deste mês.
O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Tião Viana (PT-AC), decidiu prorrogar o prazo para apresentação de emendas à matéria. Os senadores poderão propor sugestões até o final da tramitação da reforma na CCJ, prevista para a segunda quinzena deste mês.
A votação da matéria no plenário do Senado deve ocorrer três semanas depois. A expectativa de Tião Viana é aprovar o texto integral, sem alterar a proposta aprovada pelo plenário da Câmara. “Se temos uma reforma exaustivamente discutida pelos deputados com os mais diversos setores da sociedade, temos que valorizar esse componente. A proposta protege a essência do projeto do governo Lula, pois prevê inclusão social”, disse o senador.
Nesta segunda-feira, começa o prazo de dez dias úteis para que Viana apresente seu parecer à proposta de emenda constitucional, aprovada em dois turnos pela Câmara. Estima-se que mais de 100 emendas serão apresentadas à CCJ. O senador Paulo Paim (PT-RS), primeiro vice-presidente do Senado, é autor de 13 propostas de alteração. A contribuição dos inativos deve ser um dos pontos questionados.