Estradas de Realeza ganham atenção Curitiba, PR (15/06/2005) ? Há tempos são necessárias obras pequenas em estradas do município de Realeza, na região da fronteira do Sudoeste do Paraná. Esta semana, o prefeito de Realeza
Estradas de Realeza ganham atenção Curitiba, PR (15/06/2005) ? Há tempos são necessárias obras pequenas em estradas do município de Realeza, na região da fronteira do Sudoeste do Paraná. Esta semana, o prefeito de Realeza, Eduardo André Gaievski, conquistou apoios importantes na Capital para a realização dessas obras. Na terça-feira passada (14/06), a deputada estadual Luciana Rafagnin acompanhou o prefeito e três vereadores do município ? Carlos Socovoski, Geverson Tonello e Selmar de Cesaro ? em uma audiência com o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, e com técnicos da Secretaria.
Segundo o prefeito, ?as melhorias têm por objetivo a eliminação de pontos de estrangulamento nas estradas do interior do município, a fim de facilitar o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola?, diz. São calçamentos com pedras irregulares em 18 pequenos trechos de elevado declive (serras), que totalizam 10 quilômetros apenas. Os investimentos do governo do Estado são de cerca de 500 mil reais e a contrapartida do município, 200 mil. As obras irá contribuir para a geração de empregos, pois a prefeitura de Realeza estima que cada frente de trabalho deva gerar, no mínimo, 50 empregos diretos, quebrando, levando e colocando pedras. ?São postos de trabalho que absorvem a mão-de-obra mais desqualificada no município, que sofreu barbaridade com a estiagem deste ano?, afirma Gaievski. Realeza foi o primeiro município brasileiro e o primeiro município no Estado do Paraná a decretar estado de emergência com a estiagem.
O secretário dos Transportes do Paraná autorizou, também, a liberação de vigas de concreto para a construção de ponte na comunidade de São Judas Tadeu em Realeza ? 14,5 metros sobre o rio Sarandi ? e a adaptação de dois trevos que dão acesso ao município em rotatórias, com a finalidade de reduzir o alto índice de acidentes na rodovia que liga Realeza a Cascavel. ?Os caminhões são obrigados a reduzir velocidade em trevos de rotatória e isso resultará em maior segurança nesses pontos?, argumenta o prefeito.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR)
Contatos: Deputada Estadual Luciana Rafagnin ? (41) 3350-4087 / 3252-4314. Em Realeza ? com o prefeito Eduardo Gaievski ? (46) 3543-1122 / 9975-1141. www.lucianapt.org / rafagnin@pr.gov.br