Deputada parabenizou a iniciativa da oficina para empreendimentos solidários que aconteceu em Rebouças, nos dias 29 e 30 de outubro
Curitiba, PR (1º/11/2011) – No último final de semana – dias 29 e 30 de outubro – aconteceu em Rebouças, na região Centro-Sul do Paraná, uma Oficina do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária, que reuniu 30 pessoas. O objetivo foi, por meio de uma metodologia bastante participativa, trocar conhecimentos, visando a promoção de empreendimentos solidários no município. Essa formação acontece em diversos estados brasileiros e a atividade é fruto das resoluções das Conferências Nacionais de Economia Solidária. “Acredito que a capacitação de lideranças nessa área contribua para a promoção de um jeito humano de fazer a gestão pública, na perspectiva da construção de um mundo mais justo”, disse a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa, que é uma das apoiadoras da iniciativa. “É importante ampliar a introdução desses conceitos nos municípios para que políticas públicas e direitos sociais sejam cada vez mais assegurados em todo canto do país”, disse a parlamentar.
Na oficina do CFES em Rebouças, também participaram lideranças comunitárias de Irati e Inácio Martins. Os educadores populares provocaram debates e elaborações em torno dos princípios da economia Solidária, de políticas públicas, desenvolvimento local, troca de saberes formação de grupos autogestionários, entre outros conceitos e iniciativas. “A ideia é dar suporte aos empreendimentos que têm foco na construção de uma nova economia e de novas relações sociais”, completou o economista Ézio Faganello. Além desta oficina, devem acontecer mais oito em várias regiões do estado.
.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).