O objetivo é mostrar ao governo e a sociedade o sofrimento dos agricultores provocado pela seca, no Sul do país. O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realiza mobilizações, nesta terça-feira, 6, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é mostrar ao governo e a sociedade o sofrimento dos agricultores provocado pela seca, no sul do país. Para o MPA, as medidas anunciadas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, “são importantes, porém insuficientes”.

Na terça-feira (30), durante a reunião com núcleo agrário da bancada do PT, o ministro anunciou duas medidas para amenizar os prejuízos dos agricultores: a prorrogação do pagamento do Pronaf Custeio e Investimento e a criação de um crédito para o plantio de inverno.

Segundo o MPA, a estiagem provocou prejuízos de até 90% em várias plantações do Rio Grande do Sul. “Defendemos rebate proporcional às perdas para todos os financiamentos de custeio do PRONAF independente de PROAGRO para os pequenos agricultores”, defende o coordenador nacional do MPA, Romário Rosseto.

De acordo com o ministro, o projeto de seguro de renda agrícola para pequenos produtores é a prioridade do Governo para o primeiro semestre. “A proposta do seguro deve ser encaminhada à Câmara até junho”, diz Rossetto. Durante a reunião, o MPA entregou ao ministro a pauta de reivindicações da Via Campesina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *