evento que contou com a participação do secretário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Valter Bianchini, acompanhado do delegado regional do MDA, no Estado, Reni Atônio Denardi, do deputado federal, Assis do Couto, da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves
Assessoria/Curitba
Por iniciativa da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Francisco Beltrão (Unicafes) a líder da bancada do PT e presidente da Frente Parlamentar Segurança Alimentar e Nutricional na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputada Luciana Rafgnin, com apoio da bancada e de entidades relacionadas ao setor, realizou-se na manhã desta segunda-feira (30), na Associação dos Professores do paraná (APP-Sindicato), uma reunião para iniciar a definição de pautas do Ano Internacional da Agricultura Familiar.
A deputada Luciana presidiu a mesa do evento que contou com a participação do secretário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Valter Bianchini, acompanhado do delegado regional do MDA, no Estado, Reni Atônio Denardi, do deputado federal, Assis do Couto, da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, dos deputados estaduais Elton Welter, Tadeu Veneri, Péricles de Mello e Professor Lemos, assim como de agricultores familiares e entidades do setor cooperativo, Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e outros.
“Nosso encontro tem por objetivo, iniciarmos as estratégias de atividades e pontos a avançarmos, durante o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, disse a deputada Luciana Rafagnin, destacando o fortalecimento dos Programas Nacional de Alimentação Escolar e de Aquisição de Alimentos (PNAE e PAA), e também de algumas sugestões trazidas pela Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (COOPAF). Dentre elas, a regulamentação e fortalecimento dos espaços da Lei da Agricultura – estratégias de agroindustrialização e valorização dos serviços desenvolvidos, tanto na produção de alimentos como no cuidado com o meio ambiente.
Para o secretário Valter Bianchini, o ano de 2014 deve ser marcado pela consolidação e ampliação de programas importantes como PAA e PNAE, assim como da facilitação de acesso a esses programas. Ele disse ainda que também no âmbito do governo Federal, diversas ações estão sendo planejadas tendo início durante a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural sustentável, de 14 a 18 de outubro, em Brasília.
Para tratar pontualmente sobre cada item a ser abordado durante o ano alusivo nacionalmente à Agricultura Familiar, foi estabelecida uma comissão com representação de todas as entidades presentes. Essa comissão terá uma agenda de encontros periódicos para elaboração e encaminhamento das propostas.