Sete palestras debaterão conquistas e principais entraves na luta pela igualdade de direitos e oportunidades.

Curitiba, PR (28/02/2011) – A audiência pública “Mulheres: conquistas e desafios”, que acontecerá na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (1º/03), das 8h30 às 12h, abrirá as comemorações no estado alusivas ao Dia Internacional da Mulher, o 8 de março. Proposta pelas quatro deputadas mulheres, Luciana Rafagnin (PT), Mara Lima (PSDB), Marla Turek (PSC) e Rose Litro (PSDB), a audiência é organizada em parceria com o Fórum Popular de Mulheres e vai debater a diversidade da expressão e dos espaços conquistados pela mulher na sociedade atual. O que avançou na luta pela igualdade de direitos e de participação e onde ainda encontram-se os principais entraves.

Após a abertura, com apresentação de música interpretada pela deputada Cantora Mara Lima e depois do público ouvir as considerações iniciais das parlamentares e integrantes da mesa de autoridades, acontecerão sete palestras. A primeira será a da presidente do Fórum Popular de Mulheres, Antônia Passos, que abordará as principais conquistas das mulheres, seguida da explanação da secretária municipal da Mulher de Maringá, Terezinha Pereira, sobre os espaços institucionais, os programas de atendimento e as políticas públicas. Depois é a vez da secretária de Agricultura de Pato Branco, Leunira Tesser, falar sobre a realidade das agricultoras do município.

A Delegada da Mulher de Curitiba, Daniele de Oliveira Serigheli, apresentará dados e relatos sobre a violência contra as mulheres e, em seguida, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Lígia Cardieri, irá abordar a temática da Saúde da Mulher. O assunto da Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho será discutido na palestra da integrante do Programa de Gênero da Itaipu Binacional, Maria Helena Guarezi, e a abordagem sobre a participação nos movimentos sociais será desenvolvida pela presidente da Federação de Mulheres do Paraná, Alzimara Bacelar.

Mais comemorações

No dia 3 de março (quinta-feira), o bloco de carnaval da CUT-PR sairá às ruas: da Praça Santos Andrade à Boca Maldita, em Curitiba, embalados pelo enredo “Mulheres Que Lutam, Mudam o Mundo”. No dia 4 (sexta), é a vez das mulheres da Via Campesina realizarem uma caminhada regional em Ponta Grossa, com protesto intitulado de “Agrotóxicos”. Na terça-feira de Carnaval, dia 8, a Federação de Mulheres do Paraná promoverá uma caminhada do Dia Internacional da Mulher, saindo da Praia de Leste, no litoral paranaense. Dia 12, acontecerá um ato estadual unificado em Curitiba; dia 13, a inauguração da nova sede da União Brasileira de Mulheres (UBM) e lançamento do Congresso Nacional. No dia 16, a socióloga e especialista em saúde pública, Lígia Cardieri, comandará um debate sobre o tema do aborto, após exibição do filme “3 meses, 4 semanas e 2 dias”, de Cristian Mungiu. Outras atividades alusivas à comemoração do 8 de Março ainda aguardam confirmação.

É tradição também as prefeituras municipais realizarem encontros de mulheres na semana do dia internacional. No Sudoeste, os eventos acontecerão: dia 5, em Renascença, Realeza, São João e Nova Prata do Iguaçu; dia 6, em Pranchita, Manfrinópolis, Boa Esperança do Iguaçu e Salto do Lontra. No dia 8, acontecerão atividades em Pérola do Oeste e Verê; dia 12, em Itapejara d’Oeste e dia 13 as entidades ligadas à agricultura familiar promoverão um novo encontro em Realeza, para marcar a comemoração do dia internacional da mulher, organizada pelos movimentos populares.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *