Será aprofundado o estudo da MP visando a coibir eventuais brechas que permitam a realização de atividades criminosas. A bancada do PT na Câmara dos Deputados fechou nesta quarta-feira apoio à medida provisória que proíbe o funcionamento dos bingos no país (MP nº 168/04). O líder do PT na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP), afirmou que a posição em favor da MP é unânime na bancada. Foi constituída comissão de petistas para avaliar a necessidade de apresentar sugestões de aprimoramento ao texto.
Chinaglia ressaltou, entretanto, que as eventuais sugestões serão discutidas de forma a preservar a proibição. “A bancada está conduzindo o tema de maneira unitária. A comissão vai aprofundar o estudo da MP visando a coibir eventuais brechas que permitam a realização de atividades criminosas”, afirmou o líder. “Pode ser que, ao final, não se produza nenhuma alteração. Mas queremos o melhor possível e trazer o resultado para deliberação da bancada”, completou.
A comissão é integrada por quatro deputados do partido – Antonio Biscaia (RJ), Bassuma (BA), Iriny Lopes (ES) e Gilmar Machado (MG). A reunião desta quarta-feira acertou ainda que o PT não irá apresentar novos projetos sobre o tema. “Após o fechamento de questão, não cabe ao PT reabrir o debate”, disse Arlindo Chinaglia.
Calendário
Na reunião também foram debatidas as prioridades a serem analisadas pelo partido ao longo do ano. Segundo Chinaglia, os deputados vão discutir um calendário na próxima reunião de coordenação da bancada, que incluirá temas relacionados ao emprego e à reforma sindical. “Temos de nos organizar para que se realizem importantes debates. Com o calendário haverá discussões em profundidade”, disse.
Sobre o projeto que prevê a parceria público-privada, o líder avaliou que a votação da matéria deverá ficar para a terceira semana deste mês, após a conclusão das votações das MPs que trancam a pauta do plenário por estarem com o prazo de tramitação vencido. (AI)