De julho até agora, no Paraná já foram recolhidas mais 5,6 mil armas. A Campanha do Desarmamento já recolheu 140 mil armas até agora e ultrapassou a meta traçada para este ano, que era de 80 mil. A informação foi dada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ao chegar ao Palácio Iguaçu para audiência com o governador do Paraná, Roberto Requião.
O ministro está no Estado para lançar a Caravana do Desarmamento, que vai percorrer todo o país. Thomaz Bastos assinou convênios liberando R$ 6 milhões para projetos de segurança pública no Estado. Também se juntaram à caravana representantes religiosos e líderes de entidades paranaenses.
O Paraná foi escolhido como ponto de partida da caravana por ter sido o primeiro Estado a aderir à Campanha do Desarmamento, no início do ano, e ter retirado de circulação 20 mil armas em seis meses. De julho até agora, com a entrada da Polícia Federal na campanha, já foram recolhidas mais 5,6 mil armas. Do Paraná, a caravana vai a Santa Catarina.
A caravana tem o objetivo de conscientizar a população da importância de entregar as armas. Segundo o ministro, a partir de agora, o recolhimento de armas também será feito em igrejas, emissoras de rádio e postos de saúde, já que muitas pessoas temem ir a delegacias.(AI)