Luciana propõe realização de sessão solene na ALEP para comemorar os 100 anos da primeira universidade do Brasil

Curitiba, PR (02/05/2012) – A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta quarta-feira o requerimento da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) de utilização do grande expediente da sessão plenária do dia 19 de novembro (uma segunda-feira) para prestar homenagens ao centenário da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pela manhã, Luciana participou de audiência com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, com o intuito de agregar a atividade no Parlamento Paranaense ao calendário comemorativo da instituição e também para estabelecer uma programação conjunta, que pode incluir, por exemplo, uma exposição na ALEP com painéis fotográficos e com a apresentação de obras que ilustrem a memória desses 100 anos de “emancipação intelectual” do Paraná, conforme conceitua o reitor ao associar a comemoração da UFPR com o 19 de dezembro, que marca o aniversário de emancipação política do estado. No dia 19 de dezembro de 2012 acontecerá a sessão solene dos 100 anos da UFPR no Teatro Guaíra.
A deputada Luciana também levou ao reitor um pedido, em nome das lideranças políticas de Santo Antônio do Sudoeste, para a criação de uma extensão da universidade no município. Ele ficou de estudar e avaliar o que seria possível fazer no município para atender a necessidade e a vocação da região da Fronteira do Sudoeste para somente a partir daí formular algum pedido junto ao Ministério da Educação (MEC) nesse sentido. “Sem educação superior, a população migra”, disse o reitor. “A juventude vai buscar oportunidades de estudo em outros lugares e, com isso, a população tende a envelhecer e a demandar cada vez mais estrutura social e assistencial dos municípios. A educação é que retém a população jovem no interior”, completou.
A deputada Luciana avaliou como muito positivo o encontro com Zaki Akel e disse estar esperançosa em poder desenvolver um trabalho em parceria com a primeira universidade do País para atender mais esta demanda do Sudoeste do Paraná.

Redação: Thea Tavares (MTb 3207-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *