A Comissão Especial de Políticas para a Juventude na Câmara deve apresentar o relatório preliminar no próximo dia 20. O presidente da Comissão da Juventude, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) destaca três propostas que deverão ser apresentadas pela comissão. Uma delas será a criação de um órgão federal, que coordene as políticas públicas para os jovens. A segunda proposta será um conselho nacional da juventude, com representantes eleitos diretamente pelos jovens. E a terceira, a instalação de um instituto nacional de política para juventude.

“Um instituto de pesquisa, de elaboração, de proposição, um instituto de captação de recurso, de execução de projetos; este instituto tem que ser um instituto privado de interesse público” A Comissão Especial de Políticas para a Juventude na Câmara deve apresentar o relatório preliminar no próximo dia 20 e, nos dias 4 e 11 de dezembro, o relatório final deve ser votado pela comissão. Segundo a Agência Câmara, o texto será encaminhado para discussão nos Estados, em audiências públicas, que vão ser realizadas nas assembléias legislativas nos meses de dezembro deste ano e fevereiro e março de 2004.

No dia 13, os subrelatores dos grupos temáticos sobre saúde, cidadania e família, e minorias, apresentam os relatórios. A comissão já recebeu os subrelatórios sobre educação e cultura, trabalho, desporto e lazer. As sugestões dos deputados que integraram os grupos temáticos vão subsidiar o parecer do deputado Benjamin Maranhão.

A expectativa da Comissão Especial da Juventude é de concluir os trabalhos no final de maio, com a proposta de um plano nacional da juventude e um estatuto da juventude, que serão votados pela Câmara e Senado. (LA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *