Assim que forem cumpridas algumas exigências técnicas pendentes, o Ministério da Saúde não vê objeções para o credenciamento. Deputados Luciana Rafagnin e Zeca Dirceu participaram de audiência nesta terça-feira em Brasília para reforçar apoio ao credenciamento do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão.

Curitiba, PR (14/03/2012) – Na tarde desta terça-feira (13), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e o deputado federal Zeca Dirceu (PT) participaram, junto com o diretor administrativo do Centro de Oncologia de Cascavel (Ceonc), Paulo Ferri, e o dentista Eduardo Scirea, de audiência com o coordenador-geral da área de média e alta complexidades do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, para tratar do credenciamento do Ceonc em Francisco Beltrão. Depois, o grupo também conversou com a secretária-executiva do ministério, Juliana Carneiro. Segundo os técnicos do Ministério, o credenciamento junto ao SUS do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão está condicionado ao cumprimento de exigências ainda pendentes, mas, passado o prazo que o próprio hospital propôs para regularizar essas pendências, o governo federal não colocará objeções à liberação do credenciamento. O deputado Zeca Dirceu, que viabilizou a audiência juntamente com a assessoria da ministra Gleisi Hoffmann, destacou a visita técnica ao CEONC ocorrida em dezembro do ano passado onde os representantes puderam verificar in loco as condições do centro. “O corpo técnico do ministério já pôde constatar que Francisco Beltrão tem todas as condições de ser habilitado pelo SUS. Agora, restam apenas poucas pendências técnicas a serem resolvidas pelo próprio CEONC. As expectativas são as melhores”, comemorou o parlamentar.

Um dos questionamentos levantados em torno dessa questão, o limite populacional para credenciamento de outro hospital do câncer em região de até 600 mil habitantes, visto que existe em Pato Branco – a 57 quilômetros de Beltrão – um atendimento já credenciado pelo SUS, foi descartado como impeditivo. Por recomendações expressas do ministro Alexandre Padilha, o governo federal vai priorizar a melhoria do acesso às pessoas em tratamento de câncer e, nesse sentido, quanto mais próximo de casa esse tratamento esteja disponível, melhor para o paciente, desde que o serviço atenda às normas do Ministério da Saúde. “Os números de casos dessa doença na região e as dificuldades que as famílias enfrentam para arcar com os custos de um tratamento distante de casa, especialmente para os moradores da Fronteira, justificam esse cuidado e o credenciamento de um novo hospital do câncer no Sudoeste”, disse Luciana.

Coletiva de Imprensa

Nesta quinta-feira (16), às 15h, acontecerá uma entrevista coletiva na Câmara Municipal de Francisco Beltrão para detalhar os termos da negociação com o Ministério da Saúde. Deverão participar a direção do hospital, a deputada Luciana e um representante do deputado Zeca Dirceu, além da secretária municipal de Saúde, Cíntia Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *