A meta é incluir o município entre os beneficiados pelo plano de expansão no BB no Paraná
Inclusão bancária
Curitiba, PR (17/05/2011) – Na tarde desta terça-feira (17), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e os vereadores de São Jorge do Oeste Valcir Copelli (PT), Edson Ribeiro (sem partido), Odinei Rebonatto (PPS) e Alfeu Carenhatto (PP) se reuniram com o diretor de negócios da Superintendência do Banco do Brasil no Paraná, Cezar de Col, para reivindicar que o entreposto bancário do município seja transformado em agência.
Eles justificaram que São Jorge tem uma população em torno de 9.300 habitantes e que o município tem um potencial agrícola forte, além de contar com arrecadação de ICMS e de royalties advindos da usina hidrelétrica de Salto Osório. Também lembraram que cerca de 80% da folha de pagamento da prefeitura passa pela carteira de negócios do entreposto do Banco do Brasil e só não corresponde à totalidade das contas dos servidores por falta de uma estrutura para melhorar e conferir agilidade ao atendimento local. Há no município ainda uma grande cooperativa agropecuária, que é a Coasul, e está sendo instalada uma indústria de extintores. “Situado na região dos Lagos do Sudoeste, o município também tem potencial turístico que é mais um argumento em favor de que o banco público contemple São Jorge do Oeste no plano de expansão da malha bancária no estado”, disse a deputada Luciana.
O diretor do BB se comprometeu a encaminhar a reivindicação de São Jorge para a gerência de governo do banco, que é o órgão responsável em fechar a negociação com os municípios e avaliar caso a caso, mas ficou de dar um retorno em breve e informou que o BB vai investir em expansão da rede no Paraná para fortalecer a inserção da instituição no estado. O vereador Valcir Copelli saiu animado da audiência, pois acredita que “há grandes chances do pedido do município ser atendido”. Além da reunião no BB, o grupo buscou em Curitiba investimentos para a construção de uma creche no distrito Antônio Paranhos, onde vivem aproximadamente 400 famílias ou cerca de 1.600 pessoas.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).