Em Santo Antônio do Sudoeste, um dos municípios beneficiados com UPA 24h, quase três milhões de reais são investidos em construção, reforma e na aquisição de equipamentos para unidades de saúde

Curitiba, PR (11/06/2012) – O governo federal anunciou, na semana passada, antes do feriado, a destinação de R$ 880 milhões do PAC 2 para a construção de 136 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), ampliação de outras 56 e reforma de 5.459 unidades básicas de saúde (UBS) existentes em 2.265 municípios, de foma a beneficiar 29,6 milhões de pessoas. A medida visa aumentar o acesso dos cidadãos ao Sistema Único de Saúde – SUS –, desafogar os atendimentos nas emergências médicas e ampliar a assistência especializada.
Uma das cinco UPAs anunciadas para o Estado do Paraná é a de Santo Antônio do Sudoeste, na região da Fronteira com a Argentina. Lá, somados todos os recursos que o governo federal investe na saúde do município, a conta pode chegar a R$ 3 milhões, o maior investimento em saúde que o município já teve. A população de Santo Antônio do Sudoeste tem à disposição quatro unidades de saúde já prontas e funcionando no interior, um centro municipal de atendimento que está sendo ampliado, uma Clínica da Mulher; estão em fase de construção mais duas novas unidades básicas e acaba de ser anunciada a criação da UPA 24h. Luciana destacou o empenho do deputado federal Zeca Dirceu (PT) e da senadora e ministra Gleisi Hoffmann em atender a necessidade do município, além da eficiência da administração em transformar essa necessidade local em projeto técnico e ações. “Agora, uma equipe da prefeitura está providenciando a documentação pertinente ao processo de habilitação, conforme exigência da Portaria do governo federal”, informou Luciana.
A UPA de Santo Antônio vai funcionar anexa ao Centro Municipal de Saúde e à Clínica da Mulher. “Segundo levantamento do Ministério da Saúde, as UPAs dão conta de atender 97% dos pacientes que as procuram, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro, com serviços de média complexidade, como no caso de vítimas de acidentes e problemas cardíacos”, disse a deputada do Paraná.
Foram anunciadas, no estado, UPAs para Cianorte, Guarapuava, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste e Umuarama. As unidades básicas (UBS) estão previstas para Boa Vista da Aparecida, Medianeira e Rio Azul.

Redação: Thea Tavares (MTb 3207-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *