O pedido protocolado tem uma série de questionamentos ao diretor da Copel, no sentido de esclarecer o motivo das falhas e a possibilidade de ressarcimento aos prejuízos causados aos consumidores.

Após protocolar requerimento, a deputada Luciana Rafagnin, fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na tarde desta terça-feira (18), para pedir ao diretor presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lindolfo Zimmer, explicações sobre as constantes quedas de energia, que ocorrem na Regiaõ Sudoeste.

“Queremos saber o por que dessas quedas de energia, que causam prejuízos à população, e os motivos da demora para a religação, após as quedas. Seria por falta de funcionários?”, questionou a deputada, observando que é junto com essa preocupação que está a preocupação da bancada petista com relação privatização dos serviços da Sanepar. “Com essas privatizações o Estado perde o controle acionário e a gente fica sem saber a quem recorrer”, completa.

Na justificativa do pedido, Luciana argumenta que:

•    Nos últimos meses, os municípios do Sudoeste do Paraná vem sofrendo com constante falta de energia elétrica. A COPEL possui mecanismos para acompanhamento e identificação das falhas de transmissão nas redes de fornecimento no interior do Estado do Paraná?

•    Em caso afirmativo, como COPEL identificou as falhas que vêm ocorrendo nos últimos meses? A empresa trabalha com alguma hipótese?

•    Quais atos concretos vêm sendo adotados para corrigir as falhas apresentadas e evitar novas faltas de energia na região sudoeste?

•    Outro problema existente na região Sudoeste é a intermitência da energia que chega principalmente à Zona Rural dos municípios. Existe algum plano de ampliação da rede energética em curso? Se sim, qual o plano de implementação, incluindo seu cronograma e as áreas previstas para ampliação do serviço de transmissão?

•    O quadro de funcionários está adequado para atendimento da demanda de serviços prestados pela COPEL?

•    Em caso de prejuízos provocados pela falta de energia, existe a possibilidade de ressarcimento? Como os usuários da rede devem proceder?

Sanepar – Luciana reforçou ainda o convite que faz, juntamente com os  demais deputados da bancada petista – Elton Welter, Enio Verri, Péricles de Malo. Prof. Lemos, Tadeu Veneri e Tininho Wandscheer – para que o diretor presidente da Sanepar compareça à sessão plenária da Alep, e preste esclarecimentos acerca do Projeto de Lei 115/2014, de autoria do poder executivo, que autoriza o aumento de Capital social da Sanepar, mediante inclusão de cláusula de capital autorizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *