A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) criticou hoje, durante seu pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde o início da pandemia e atribuiu responsabilidade direta a ele pelas mais de 52 mil mortes no país até o momento.

A deputada paranaense lembrou que o país teve tempo de se preparar para a chegada da pandemia, à medida em que via os efeitos da doença na China, na Itália, na Alemanha, entre outros países antes de chegar ao Brasil, e não o fez. “O desprezo, o despreparo do presidente Jair Bolsonaro fez com que o Brasil chegasse a esses números de contaminações e a esses óbitos”, disse Luciana. “Ele subestimou o novo coronavírus e, mais do que isso, deu mau exemplo, estimulando as pessoas a saírem às ruas sem precauções, sem máscaras, sem os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença”, acrescentou.

Voltando sua atenção à realidade do Estado do Paraná, que viu o número de casos triplicar em um mês, a deputada Luciana também fez um apelo ao governo de Ratinho Júnior (PSD) para que invista mais no combate à COVID-19. “É preciso otimizar leitos, disponibilizar mais UTI´s para atendimento à população paranaense e isso é urgente”, disse. “O governo também precisa ser efetivo em dar condições para que as pessoas que não têm a necessidade de sair, possam ficar em casa, possam se cuidar. Para evitar um mal maior que o desse cenário que estamos vendo hoje no Brasil”, completou.

De acordo com o último balanço divulgado da pandemia no Brasil, passam de 1,15 milhão de casos confirmados da COVID-19 e já foram registradas oficialmente 52.771 mortes, 1.374 apenas nas últimas 24 horas. No Paraná, são 15.853 pessoas infectadas e quase 500 mortes (498), sendo 29 em um único dia.

Autor: Thea Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *