Professor da Federal de Santa Catarina e especialista em avaliação educacional, Ristoff coordena os trabalhos de implantação da UFFS.

A recém criada Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, com sede em Chapecó e campi em Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS), já tem o seu reitor. No Diário Oficial da União, de 21 de setembro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, designou o professor Dilvo Ristoff para exercer o cargo de Reitor Pro-tempore da mais nova universidade federal criada pelo governo do presidente Lula, a 11ª em seis anos de mandato, e que começará a funcionar em março do ano que vem. Ristoff já preside a comissão de implantação da UFFS.

“Eu fico muito contente com essa notícia porque o professor Dilvo Ristoff tem compreensão da necessidade da mesorregião, percorreu todos os municípios onde serão implantados os campi da UFFS e também defende uma universidade que assuma as vocações regionais de desenvolvimento para apontar caminhos”, comentou a deputada Luciana Rafagnin (PT). O prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski, também comemorou, ressaltando que como o novo reitor da UFFS é especialista em Avaliação Educacional, “qualidade de ensino não vai faltar”.

 Conheça o currículo do reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul:

Dilvo Ristoff é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretor de Educação Básica da Fundação Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior de janeiro de 2008 a fevereiro de 2009; foi diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), de junho de 2003 a janeiro de 2008. Atualmente é presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ristoff é doutor pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA). Ocupou os cargos de Pró-Reitor de Graduação e foi presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Foi ainda Coordenador de Pós-Graduação e Diretor do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), durante a gestão do Ministro Murílio Hingel. No atual governo  foi membro da Comissão Especial de Avaliação, que elaborou a proposta para a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por cuja implantação foi o responsável na qualidade de Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para ele, os grandes desafios da avaliação da educação superior brasileira são o reconhecimento da diversidade e o respeito à identidade institucional, e a construção de uma cultura avaliativa de natureza formativa, pedagógica e participativa. “Temos que construir um sistema de avaliação mais condizente com a educação que o Brasil precisa, não apenas democraticamente do ponto de vista da quantidade, mas de forma responsável em relação à qualidade”.

Há mais de dez anos Ristoff trabalha com avaliação educacional e tem se dedicado à publicação de livros e artigos na área de avaliação e educação superior, dentre os quais destacamos:

Livros Publicados

Universidade em foco – reflexões sobre Educação Superior (Editora Insular, 199); Universidade Desconstruída. Avaliação e Resistência (Editora Insular, 2000); Avaliação Democrática para uma universidade cidadã (Insular, 2002); Avaliação e compromisso Público. A Educação Superior em Debate (Insular, 2003); Avaliação Participativa: Perspectiva e Debates (Coleção Educação Superior em Debate, Editora do Inep, 2005); Trajetória da Mulher (org.) (Editora do Inep, 2005). Educação Superior Brasileira 1991-2004, por UF (Editora Inep 2007), entre outros.

Coordena juntamente com outros pesquisadores a edição trimestral da  revista Avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *