Da Assessoria do PT-Paraná

“O desempenho nas urnas mostra que a população acredita na viabilidade do projeto de desenvolvimento representado pelo PT e nos fortalece como alternativa para 2014”, disse Enio Verri

O PT foi o partido mais votado das eleições municipais no Paraná, com 777.492 votos no primeiro turno. A votação recorde refletiu no aumento da representatividade política e no fortalecimento do partido no Paraná.

O desempenho do PT nas eleições municipais foi apresentado na manhã desta segunda-feira (12) durante reunião da Executiva Estadual, em Curitiba. O encontro foi coordenado pelo presidente do partido, deputado Enio Verri.

Além da Executiva, estiveram presentes os deputados federais André Vargas, Ângelo Vanhoni, Zeca Dirceu e a deputada estadual Luciana Rafagnin. Foi a primeira reunião da Executiva depois das eleições.

O PT elegeu em outubro 41 prefeitos e vai governar, a partir do ano que vem, uma população formada por quase 1 milhão de pessoas. Em comparação com 2008, quando foram eleitos 32 prefeitos, houve crescimento de 29%.

“Conseguimos dar um salto de qualidade importante no Paraná. O ótimo desempenho nas urnas mostra que a população acredita na viabilidade e eficiência do modelo de desenvolvimento representado pelo PT e nos fortalece como alternativa para 2014”, decretou Verri.

Os números do desempenho do partido foram apresentados pelo coordenador do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT/PR, Florisvaldo Souza.

O PT participou de 140 campanhas vitoriosas, com 50 vice-prefeitos eleitos. Entre candidatos próprios e alianças, o partido esteve presente em 356 disputas municipais, vencendo em 181 ocasiões.

Também foram eleitos 350 vereadores em 220 cidades, um aumento de 18% no número de representantes nas Câmaras Legislativas em relação a 2008, quando o partido elegeu 296 vereadores.

O GTE destacou ainda o bom desempenho do partido nas disputas de segundo turno. O PT recebeu 44% dos votos em Cascavel, 47% em Maringá e 49% em Ponta Grossa.

Partido que mais cresceu – Entre as eleições municipais de 2000 e 2012, o PT registrou aumento de 31% no número de prefeitos eleitos. Naquele ano, foram eleitos 10 prefeitos. Nenhum outro partido de expressão registrou no período o mesmo desempenho do PT no Paraná. Em relação ao ano de 2000, o PSDB diminuiu em 21% a representatividade nas prefeituras, o PMDB em 24% e o DEM em 63%.

“Retomamos uma curva ascendente, de amplo crescimento. Isso significa que nossas possibilidades futuras são muito grandes. Também melhoramos o desempenho em cidades de médio porte, com população superior a 30 e 100 mil habitantes”, destacou Florisvaldo.

Alternativa para o Paraná – Os membros da Executiva Estadual avaliaram como excelente o desempenho do PT nas eleições municipais. Eles enalteceram o esforço dos candidatos, militantes e simpatizantes e reconheceram que o partido sai fortalecido. O entendimento é que o PT se consolidou como alternativa política viável para o Paraná, em detrimento aos candidatos e projetos que contaram com apoio do governador Beto Richa.

“Estávamos no isolamento, pois o Governo Estadual cooptou o apoio dos partidos em nível estadual para as eleições municipais. Nossa tarefa foi furar o bloqueio a partir da realidade local, o que fizemos com sucesso. Com nossos aliados, vencemos em 181 cidades, entre elas Curitiba, além de receber metade dos votos em Cascavel, Ponta Grossa e Maringá. Além disso, o governador também perdeu em Londrina. A marca do PT esteve representada em todas as cidades, com a defesa dos nossos valores, do governo da presidenta Dilma e com a presença da ministra Gleisi”, afirmou André Vargas. Ele disse que, pela primeira vez, desde que é dirigente estadual, o PT teve “uma ação integrada na coordenação política, que refletiu diretamente nos resultados eleitorais”.

O deputado Ângelo Vanhoni também avaliou que o resultado das urnas potencializa a força do PT e indica o descontentamento da população com o governador Beto Richa. “Ganhamos na política do Governo do Estado. A população percebeu que o governo Richa não possui um projeto para o Paraná. Quem saiu vencendo o processo eleitoral fomos nós. Temos que manter nossa organização para dar continuidade neste cenário positivo”.

Para o deputado Zeca Dirceu, o PT deve iniciar rapidamente o planejamento estratégico visando próximas eleições. “É consenso que o governo está enfraquecido, por isso o governador focou nas cidades do interior. Precisamos monitorar a avaliação da população sobre as gestões do PT e dos nossos aliados e promover um trabalho a médio e longo prazo com foco nas próximas eleições”.

Verri destacou a organização do Diretório Estadual para o bom desempenho nas urnas. “Conseguimos cumprir com sucesso o planejamento eleitoral que fizemos. Nossa linha mais firme de compromisso partidário deu resultado. Tivemos um ganho muito grande e saímos fortalecidos”, afirmou.

Próximas atividades – Ao final do encontro, Verri divulgou as datas das próximas atividades do PT/PR. No dia 23 (sexta-feira), será realizada uma reunião do Diretório Estadual para retomar a avaliação eleitoral e municiar os dirigentes com o desempenho do partido nas eleições municipais.

Já no dia 24 (sábado), o partido organiza um encontro voltado a prefeitos e vice-prefeitos eleitos. O evento vai contar com a presença dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, além de deputados federais e estaduais. Os prefeitos reeleitos do PT Beto Vizzotto, de Paraíso do Norte, Eduardo Gaievski, de Realeza e Luizão, de Pinhais, vão apresentar experiências bem sucedidas nas gestões petistas, além de outros convidados.

A próxima reunião da Executiva Estadual será no dia 6 de dezembro. Os dirigentes vão se reunir para traçar um novo planejamento estratégico visando as eleições de 2014 e 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *