Amsop, Fetraf-Sul e a deputada Luciana se reuniram nesta quinta-feira para preparar a pauta dessa nova rodada de negociações com o governo federal

Curitiba, PR (02/03/2012) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) participou na última quinta-feira (1º) de uma reunião de dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul/CUT) com a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para atualizar as informações sobre as ações do governo federal, especialmente no tocante a repasse de recursos, em socorro às famílias de agricultores que tiveram prejuízos com a forte estiagem que castigou a região nesta safra. Para a próxima terça-feira (6), às 9h30, a Amsop tem uma reunião agendada com a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, para discutir o assunto e a direção da Fetraf-Sul também deverá participar desse encontro.

O coordenador da Fetraf no Paraná, Neveraldo Oliboni, lembra que o governo federal já socorreu as famílias atingidas pela estiagem com a renegociação das dívidas e também com o anúncio de recursos que vão auxiliar na execução de programas para melhorar o abastecimento de água aos municípios. Da parte do governo do estado, os agricultores vêm recebendo ajuda na forma de doação de sementes de milho para o plantio da safrinha. Mas estão pendentes soluções no âmbito da estruturação das comunidades rurais, via a utilização de cisternas e de sistemas de irrigação.

A Fetraf-Sul também quer saber sobre a implementação da proposta de destinação de um salário mínimo durante seis meses às famílias que não estavam cobertas pelo seguro agrícola do Pronaf e que ainda amargam as perdas com a seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *