Dentro de um ano, Instituto vai ofertar seis cursos de nível técnico e três de nível superior para atender às demandas de desenvolvimento da região Sudoeste.
Curitiba, PR (13/02/2012) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) participou nesta segunda-feira (13) pela manhã da solenidade que marca oficialmente a implantação do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Capanema. Nesse ato, o prefeito municipal, Milton Kafer (PMDB), e o vice-prefeito, Clésio Nowicki (PT), entregaram ao reitor do IFPR, Irineu Colombo, o documento da doação de um terreno de 130 mil m², com custo aproximado de R$ 400 mil, para abrigar a sede do Instituto. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e o chefe de gabinete da Casa Civil da Presidência da República, Carlos Carboni, também compareceram à solenidade.
A previsão é de que em sessenta dias esteja concluído o processo de licitação e que, dentro de um ano, o prédio fique pronto, a fim de que as aulas comecem no ano letivo de 2013. O campus será instalado na entrada de Capanema pela BR-163, onde funcionarão seis cursos de nível técnico e três de nível superior, que envolverão o trabalho de 60 professores e 45 servidores técnico-administrativos. A escolha dos cursos ainda depende da conclusão de uma pesquisa sobre a demanda por professores nas escolas da região, a necessidade das empresas e a vocação de desenvolvimento na fronteira do Sudoeste do Paraná. Estudos nas áreas de Matemática, Química, Mecânica Industrial, de Confecção, Administração e Gerenciamento de Iniciativas da Agricultura Familiar são algumas das necessidades apontadas até o momento.
A deputada Luciana, em seu pronunciamento, destacou que “essa é mais uma grande conquista da região Sudoeste, fruto dos esforços conjuntos do poder público, da sociedade e das organizações de Capanema e região, que contou com a aceitação do governo federal, graças à visão que o nosso governo tem de priorizar a educação no país, com a geração de mais oportunidades e melhores para as pessoas estudarem e se capacitarem”.