Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do partido de quatro regiões do Estado participaram de encontro de formação política. O encontro de formação para os eleitos do PT, realizado no último final de semana (dias 5 e 6), nas Águas do Verê, município de Verê, superou as expectativas. Aproximadamente 100 pessoas, entre prefeitos, vices e vereadores eleitos e lideranças das regiões Sudoeste, Oeste, Centro e Vale da Ribeira participaram do encontro promovido pelos mandatos dos deputados Assis Miguel do Couto e Luciana Rafagnin.

O objetivo do encontro foi promover uma aproximação dos eleitos com os mandatos, “o que foi além do esperado”, comenta a deputada Luciana. Segundo ela, “este momento foi de integração. Os eleitos puderam conhecer como funciona a parceria entre os municípios e os mandatos, quais os caminhos para encaminhar projetos e assim viabilizar recursos para os municípios”, observa.

Na abertura do encontro, na sexta-feira, os deputados Assis e Luciana, falaram sobre “O exercício parlamentar de um deputado do PT”. Já o representante do Ministério do Desenvolvido Agrário Reni Denardi falou sobre os principais programas dos governos Estadual e Federal.

Além de fazer uma avaliação sobre o desempenho do PT nestas eleições, durante todo o dia de sábado, os participantes participaram de outros painéis, entre eles se destacam “O papel do parlamentar do PT; O que é ser vereador; O que é o legislativo municipal, funcionamento e atribuições; Competências e obrigações do município; A relação entre os poderes Executivo e Legislativo; e como obter recursos para os municípios, etc.

O ex-prefeito de União da Vitória e atual deputado estadual do PT Pedro Ivo também participou do evento. Ele fez uma explanação de como é administrar um município através do orçamento participativo. O OP é uma das características das administrações petistas em todo o país.

Fortalecido

Para a deputada Luciana, o PT saiu fortalecido nas eleições deste ano. “O nosso partido recebeu a maior votação na história, tanto no primeiro como no segundo turno. Isso mostra que a população confia nas propostas do PT”, observa Luciana.

“Entre os ‘grandes partidos’, assim chamados, foi o PT que mais cresceu em conquista de novas prefeituras. No ano de 2000, o PT havia conquistado 187 prefeituras. Agora conquistamos 411”, conclui a deputada.

No Paraná o PT elegeu 29 prefeituras e 271 vereadores. No Sudoeste foram três prefeitos eleitos (Adair Ceccato em São Jorge D’Oeste; Eduardo Gaievski, em Realeza; e Joceli Tiago Menezes, em Bela Vista da Caroba) e 33 vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *