Entidades e mandato da deputada estadual Luciana Rafagnin juntos para grande eventos neste sábado, dia 15 de março no ginásio Arrudão em Francisco Beltrão.
Da Assessoria
O dia 8 de março já passou, mas a luta por igualdade de gênero e seguridade dos direitos conquistados pelas mulheres é permanente. Além dos inúmeros encontros municipais realizados, no sábado (15) às 9h no Ginásio Arrudão em Francisco Beltrão acontece o grande Encontro Regional de Mulheres. A organização é do mandato da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), da Fetraf-PR, da Unicafes (Programa Gênero e Geração) e da Assesoar com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres do governo federal, da Itaipu Binacional e da prefeitura de Francisco Beltrão além das administrações municipais que viabilizam o transporte para as mulheres até Beltrão.
Além da deputada Luciana, estarão presentes a senadora Gleisi Hoffmann (PT) e secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Curitiba Roseli Isidoro.
O grande objetivo é reunir as mulheres da região para devolver ao Dia Internacional da Mulher o tom político de debate e reflexão sobre o que se conquistou até agora e o que ainda é preciso avançar. Três pontos norteiam o momento:
· Implantação da Delegacia da Mulher
· Ampliação do Salário Maternidade de 4 para 6 meses para todas as mulheres trabalhadoras
· Incentivo para criação de secretarias municipais de Políticas Públicas para as Mulheres
Haverá entrega da coleta de assinaturas dos dois primeiros pontos.
A deputada Luciana Rafagnin revela emocionada que será uma retomada do movimento de mulheres que já plantou e colheu muitos frutos. “Já na preparação do evento vimos companheiras antigas do movimento sindical que continuam na luta e que agora retornam ao debate por uma pauta unificada do sudoeste”, comenta e afirma que a expectativa é positiva tanto de público quanto da qualidade do evento. “Com a parceria firmada entre nosso mandato e as entidades sabemos que poderemos repassar para a sociedade e para as autoridades os anseios das mulheres da região”, finaliza.
Histórico
Em 1996 acontecia em Francisco Beltrão um evento com a participação de aproximadamente dez mil pessoas. Gente de todo o sudoeste estava reunida para comemorar uma década de luta da Organização de Mulheres do Sudoeste do Paraná e entregar uma lista de assinaturas sobre a necessidade de um hospital regional.
Foi deste grupo, do qual a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) fez parte desde o início, que o debate sobre a importância de um estabelecimento público que atendesse a toda região ganhou visibilidade e chegou a tornar-se realidade através de um projeto de lei da parlamentar na primeira vez que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.