Safra agrícola foi prejudicada devido à falta de chuvas. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) esteve, nesta quarta-feira, na Secretaria Estadual da Agricultura, acompanhando representantes de entidades ligadas à agricultura familiar das regiões Sudoeste, Oeste e Centro. Eles entregaram ao secretário Orlando Pessuti um documento contendo toda a situação por qual estão passando essas regiões devido à estiagem.
A entidades solicitam ao governo prorrogação da parcela dos financiamentos de investimentos que vencem neste ano; disponibilização de recursos para as demandas existentes do Pronaf –D; acesso das famílias atingidas aos futuros financiamentos; criação imediata de projeto de seguro-renda para a agricultura familiar; anistia das dívidas do troca-troca de sementes para todas as famílias atingidas pela estiagem, entre outros.
Pessuti falou que as demandas são necessárias e urgentes e que o governo estará estudando formas para atenuar a situação. Ainda ontem ele pediu para que o setor responsável da Secretaria começasse um levantamento específico destas regiões. “Através deste levantamento, que deve ficar pronto ainda semana, vamos produzir um documento e entregar ao governo federal para que seja nosso parceiro nessa problemática”, enfocou Pessuti.
Para a deputada Luciana “este é um momento de unir forças de todas as entidades e governo para, juntos, achar alternativas de amenizar as perdas significativas nas culturas destas regiões”. Luciana destacou que “muitos agricultores familiares terão sérios problemas em saldar seus compromissos financeiros devido à falta de chuvas que assolou o Estado”.
Habitação rural
Outro assunto importante discutido na reunião com o secretário foi sobre o programa de habitação rural, já aprovado pelo governo, mas ainda não implantado. O secretário garantiu à deputada Luciana que até a semana que vem essa questão estará resolvida.
Presenças
Entre as entidades presentes estavam representantes da Fetraf-Sul, Cresol, Claf, sindicatos de trabalhadores rurais, etc.