Gleisi Hoffmann viaja neste domingo à Brasília, acompanhando o marido, ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Vai participar da cerimônia de lançamento do PAC 2, amanhã, às 11h na capital federal.

(Extraído do Blog do Fábio Campana).

Gleisi Hoffmann viaja neste domingo à Brasília, acompanhando o marido, ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Vai participar da cerimônia de lançamento do PAC 2, amanhã, às 11h na capital federal. Gleisi considera o novo programa essencial para Brasil nos próximos anos. Entre as obras do PAC 2, estão previstos o trem de Alta Velocidade que ligará Curitiba à São Paulo e a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu.

“O governo Lula retomou as funções de planejamento que estavam relegadas no governo federal. Com o PAC, tivemos um grande aumento dos investimentos, tanto públicos como privados. Com o PAC2, o novo governo, independentemente de quem ganhar as eleições presidenciais terá um planejamento de investimentos já organizado e com etapas preparatórias já realizadas. Quando foi lançado o PAC, perdeu-se mais de um ano e meio na preparação de projetos, obtenção de licenças ambientais e licitações. Agora, essas etapas já serão desenvolvidas, facilitando a vida de quem assumir em 2011?, defende Gleisi.

Gleisi, que foi presidente do PT até fevereiro e é pré-candidata ao Senado, destaca que obras consideradas essenciais para o Estado por vários setores estarão incluídas. Ela participou diretamente da articulação para incluir a reforma e a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu no PAC2. “Conversamos com o prefeito Paulo MacDonald e com lideranças do setor de turismo de Foz, fizemos reuniões com técnicos do Planejamento e da Casa Civil e todos se convenceram da importância dessas obras para Foz, que é um dos principais destinos turísticos do país”.

Gleisi aponta outro empreendimento simbólico pela sua importância, também incluído em articulação com a sociedade, que é o Trem de Alta Velocidade entre Curitiba e São Paulo. Depois de várias conversas com o Instituto de Engenharia do Paraná, o governo resolveu colocar no PAC2 recursos para os estudos e a elaboração do projeto. “Em junho sairá o edital para a licitação do TAV entre Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. A experiência dos estudos para essa obra servirá para a implantação também do Trem entre Curitiba e São Paulo”, pondera Gleisi.

Segundo ela, além dos grandes empreendimentos em infraestrutura, o programa conterá recursos expressivos para Habitação, Saneamento e obras de prevenção de acidentes nas regiões metropolitanas.

Além disso, o PAC2 incorporará recursos para a área de Educação (Unidades de Educação Infantil), Saúde (Unidades de Pronto Atendimento), centros urbanos multiuso nas cidades (Cultura, Esporte, Laser, Assistência e Trabalho) e Segurança (postos comunitários de policiamento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *