Curitiba, PR (12/05/2010) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está liberando recursos para seis municípios da região Sudoeste a fim de serem empregados na aquisição de calcário. São R$ 100 mil para cada um dos municípios, que vão possibilitar trabalhos na recuperação de solos nessas localidades. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), que levou até o ministro Paulo Bernardo a demanda dos municípios da região, comemorou o anúncio do repasse, durante seu pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira. “O Ministério da Agricultura tem disponibilizado recursos nas áreas de recuperação de solos e pastagens, visando incentivar a pecuária leiteira”, disse Luciana.
Os municípios contemplados são Bela Vista da Caroba, Manfrinópolis, Pinhal de São Bento, Pranchita, Salgado Filho e Santa Izabel d’Oeste. O governo federal também identificou por meio de um levantamento recente e, com isso, está priorizando atender os agricultores familiares não contemplados com o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
A aquisição do insumo integra apenas a primeira fase de investimentos. As próximas etapas terão de envolver estados e municípios em ações que compreendem o melhoramento das pastagens em si e o melhoramento genético do gado leiteiro.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207/PR)