A direção nacional do PT discutiu nesta sexta-feira (5) com presidentes de diretórios regionais e coordenadores de GTEs (Grupos de Trabalho Eleitoral) estaduais o calendário de atividades preparatórias para as eleições municipais deste ano.
O secretário nacional de Organização do PT, Sílvio Pereira, apresentou as prioridades do partido para as eleições, ressaltando que elas deverão ter caráter local, com a definição de propostas específicas para cada município.
O GTE Nacional promoverá, ainda neste mês, reuniões com os GTEs estaduais nos 27 Estados para fazer um balanço da organização eleitoral e planejar ações efetivas para que todos os municípios atuem com as prioridades definidas — consolidação das coligações e propostas para os municípios.
Conferência Eleitoral Nacional
Durante a reunião desta sexta, discutiu-se também a preparação da Conferência Eleitoral Nacional, que reunirá em Brasília, entre os dias 14 e 16 de maio, candidatos a prefeito, membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, membros dos GTEs estaduais e o fórum de vereadores petistas para unificar o discurso em todo o território nacional em torno do projeto nacional do PT.
A conferência também servirá para elevar o ânimo da militância e demarcar a entrada do PT na campanha eleitoral. A conferência deverá contar ainda com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, senadores, deputados federais e estaduais, governadores e atuais prefeitos petistas.
Na pauta da reunião estão o projeto estratégico do PT, a estratégia eleitoral para 2004 e a organização do PT para as eleições. Haverá mesas temáticas com os seguintes temas: políticas públicas para as cidades; diretrizes de programas de governo; organização de campanhas; projetos bem-sucedidos dos governos petistas; e legislação eleitoral, entre outros assuntos. Já as conferências eleitorais estaduais serão realizadas até 15 de junho. De acordo com Sílvio Pereira, as conferências servirão para os diretórios desdobrarem a estratégia em cada Estado, envolvendo também vereadores e não apenas prefeitos de capitais ou de cidades grandes, mas também de pequenos municípios.
Ações do GTE
Até agora já foram realizados seminários de planejamento em 16 Estados, envolvendo 3.786 participantes. O GTE nacional preparou o caderno “Dicas de Pré-Campanha” e está fazendo um acompanhamento da situação eleitoral nas capitais. Além disso, o GTE está dando todo o apoio necessário para a estruturação das 400 microrregiões estaduais.
Entre as ações planejadas para ocorrer está um curso de formação de candidatos, um sistema de difusão da ações dos governos do PT por meio de um sistema informatizado integrado — que já está em curso —, e uma campanha institucional do PT. Estão previstas ainda reuniões de avaliação e planejamento nos Estados e o acompanhamento da situação eleitoral nas capitais e cidades acima de 150 mil eleitores.
Calendário
Foram definidas algumas datas de atividades eleitorais: 26 de março – Fórum de Vereadores 17 de abril – Reunião do Diretório Nacional 24 de abril – 2º Seminário de Comunicação e Marketing Político 14 de maio – Conferência Nacional Eleitoral maio – Seminário de Movimentos Sociais maio/junho – Conferências Eleitorais Estaduais