Para atender exclusivamente ocorrências de violência praticada contra os idosos.
Foi aprovado nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa, o projeto da deputada Luciana Rafagnin (PT) que cria a Delegacia do Idoso no Paraná, para atender exclusivamente ocorrências de violência praticada contra os idosos.
Para a deputada Luciana, a implantação desta delegacia vem reforçar o estatuto do idoso, aprovado recentemente no País. Ela lamenta que crimes aconteçam com freqüência contra os idosos: “Como eles estão em condições físicas desfavorecidas, muita gente tira proveito disso. Normalmente os idosos acabam sendo vítimas de crimes absurdos e covardes praticados por marginais que aproveitam da situação.”
A parlamentar observa que, muitas vezes, os crimes de violência, são praticados por pessoas da própria família da vítima. “O idoso merece respeito e com o estatuto e a delegacia especial, ele estará mais protegido e tenho certeza que com a implantação desta delegacia, o nosso idoso ficará mais tranqüilo, contribuindo para a redução dos índices de violência”, completa. Para a implantação da Delegacia só depende agora do sancionamento do governador Roberto Requião. A implantação ficará sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Recentemente o governador sancionou outro projeto da deputada que também beneficia os idosos, que dá prioridade aos idosos no atendimento em qualquer estabelecimento comercial ou órgão público estadual.