Texto de Carla Coloniese e Patrícia Cabral Representantes de cooperativas da agricultura familiar de economia solidária dos ramos crédito, produção, habitação, comercialização, infra-estrutura e serviços do Paraná, reunidos em Curitiba

Texto de Carla Coloniese e Patrícia Cabral Representantes de cooperativas da agricultura familiar de economia solidária dos ramos crédito, produção, habitação, comercialização, infra-estrutura e serviços do Paraná, reunidos em Curitiba nos dias 27 e 28 de outubro, aprovaram a constituição da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes Paraná. Também foi eleita a diretoria da entidade, que surge com o objetivo de articular as cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do estado, fortalecer os projetos de formação cooperativista, identificar as demandas destes segmentos cooperativos, sempre na perspectiva de construir propostas de políticas públicas que contemplem os diferentes ramos.

“Sabemos que é um passo importante para as nossas organizações, mas também um desafio frente ao trabalho que precisa ser feito para fortalecimento e desenvolvimento do cooperativismo solidário no estado”, disse Ademir Dallazen, eleito presidente da Unicafes-PR, no ato de encerramento do evento que reuniu cerca de 200 pessoas. A composição da diretoria da entidade contemplou todos os ramos cooperativistas presentes no evento. Dallazen vem do ramo crédito (Cre$ol Francisco Beltrão), que teve a maior participação no encontro, com representantes de 50 cooperativas. Os próximos passos, segundo Dallazen, serão no sentido de estruturar a nova organização com a construção de um plano estratégico de atuação no Paraná, vinculadas às ações da Unicafes nacional. Uma das primeiras ações será o cadastramento das cooperativas existentes no estado e que não estão representadas nem articuladas. “Sabe-se que há um número expressivo de cooperativas que não estão representadas, não tem uma organização que lute pelas suas demandas”, destaca o presidente da Unicafes-PR.

Outro aspecto, frisa Dallazen, “é impulsionar as discussões quanto a legislação cooperativista, porque a lei atual coloca todas as cooperativas no mesmo barco. Não está adequada a realidade das pequenas cooperativas”. A expectativa é que a atuação da nova organização aconteça em parceria com os movimentos sociais, tanto sindicais como ONGs, para concretização de projetos e convênios.

Durante o evento cada ramo de cooperativas fez o levantamento das principais demandas e listou os elementos considerados como limitantes para seu o crescimento e fortalecimento. Os conteúdos foram socializados e sistematizados para compor o documento que vai orientar as ações da Unicafes-PR. Também foram discutidos e aprovados o regimento interno e estatudo da nova organização cooperativista. O deputado federal Assis Miguel do Couto, ressaltou que é importante em qualquer grupo de pessoas com objetivos em comum a união, para atingir suas metas : “a UNICAFES PR já nasce forte. Todos terão muito trabalho a fazer, mas com certeza, este ato de organização, de apoio, e união é indispensável. Marca mais uma conquista da agricultura familiar para seu fortalecimento.”

No ato de encerramento, na tarde de sexta-feira, estiveram presentes também o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, , o superintendente do Sescoop, José Ricken, entre outras autoridades. Dentre as entidades parceiras das cooperativas estavam representadas a Fundação Rureco, AOPA e Deser, além da Fetraf-Sul e Fetaep.

O encontro contou com a presença de representantes de aproximadamente noventa cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do Estado, dentre elas, as cooperativas de crédito rural solidário do Sistema Cre$ol, as cooperativas de leite das regiões Sudoeste (CLAF), Oeste (COOPLAF) e Centro (COORLAF), de trabalho (Cooperiguaçu), de comercialização (COOPAFI), de habitação da agricultura familiar (COOPERHAF), de produção orgânica (COOPCAFI) e, também, dos produtores de cachaça artesanal (COOPERCACHAÇA).

Unicafes A Unicafes foi criada durante o I Congresso Nacional de Cooperativas de Economia Familiar, realizado em Brasília, entre os dias 20 e 22 de junho deste ano, com a participação de representantes de diversos ramos cooperativistas do país. Desde junho e 2004, a partir de um seminário também realizado em Brasília, a proposta da Unicafes foi sendo estruturada e fortalecida, e posteriormente discutida em encontros estaduais e regionais, consolidando a iniciativa de construção participativa desta entidade.

Jornalistas: Patrícia Cabral Carla Coloniense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *