A Deputada Luciana visitou, na quinta feira, dia 13 de fevereiro de 2020, a Associação de Mulheres Agricultoras Familiares de Santo Antônio do Sudoeste com dois objetivos. Visitar uma das 5 unidades de produção de ovos coloniais (de galinhas felizes, como estão sendo conhecidos pela forma natural como são produzidos) de Neusa, Valsumiro e Alison Lens Viana, na Comunidade de São Pedro do Florido. Foi, também, visitar uma das 5 unidade de panificação (bolachas, pães e cucas), a de Elizandra, Juliano e Vitor Mallmann Tibes, no Km 10. Por fim foi comemorar com a Associação de Mulheres, no Espaço da Feira de produtos coloniais que se realiza aos sábados, as conquistas alcançadas.

A Deputada Luciana visitou, na quinta feira, dia 13 de fevereiro de 2020, a Associação de Mulheres Agricultoras Familiares de Santo Antônio do Sudoeste. A Associação nasceu, em 2010, por iniciativa de um grupo de mulheres que não encontravam espaço de participação efetiva nas organizações de trabalhadores. Tinham dois objetivos: a busca de autonomia financeira para as famílias e a produção de alimentos de qualidade para as crianças nas escolas. A Associação tem hoje, cerca de 30 famílias associadas.
O primeiro passo foi buscar formação e informação a respeito do que e como fazer. Ideias e vontade não faltava. Ovos coloniais, derivados de leite, mandioca, panificados, embutidos, açúcar mascavo, poupa de frutas. Mais de 15 unidades de produção e transformação de alimentos pipocaram na cabeça das mulheres.
Com tantas propostas na cabeça, buscaram apoio no Sindicato, nas Cooperativas, na Prefeitura, na Emater, no Banco do Brasil, com deputados. E as soluções foram aparecendo. Recursos foram canalizados por deputados federais e estaduais do Partido dos Trabalhadores e da Fundação Banco do Brasil. Assistência Técnica da Emater, da Secretaria de Agricultura e da Engenheira Agrônoma Sônia Schlickmann, agora, assessora da Deputada Luciana. Assim, as ideias foram tomando forma e corpo.
Luciana foi à Santo Antônio do Sudoeste com dois objetivos. Visitar uma das 5 unidades de produção de ovos coloniais (de galinhas felizes, como estão sendo conhecidos pela forma natural como são produzidos) de Neusa, Valsumiro e Alison Lens Viana, na Comunidade de São Pedro do Florido. Foi, também, visitar uma das 5 unidade de panificação (bolachas, pães e cucas), a de Elizandra, Juliano e Vitor Mallmann Tibes, no Km 10. Por fim foi comemorar com a Associação de Mulheres, no Espaço da Feira de produtos coloniais que se realiza aos sábados, as conquistas alcançadas e os equipamentos já em funcionamento em outras unidades de produção e fazer a entrega de mais equipamentos viabilizados pelo Deputado Federal Zeca Dirceu e pela Deputada Federal Gleisi Hoffmann, ambos do Partido dos Trabalhadores.
Na comemoração, as pessoas agradeceram a forma como Luciana trata à todas e todos com atenção e dedicação e sempre atenta às necessidades das pessoas, das famílias, das organizações, buscando sempre formas de solucionar os problemas. E, em seu nome e em nome da Deputada Gleisi, Luciana se manifestou dizendo que está atenta e continuará lutando por uma legislação menos punitiva e mais de apoio a iniciativas de produção, transformação e comercialização de alimentos como essas da Associação de Mulheres. Agradeceu e se colocou à disposição, através de sua assessoria no município.
Acesse AQUI o álbum de fotos dessa atividade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Luciana
Autor: Vanderlei Dambros