Mais 295 profissionais chegam para trabalhar na atenção básica à saúde, em 126 municípios do Paraná.
A deputada Luciana Rafagnin participou, na manhã desta segunda-feira (09), juntamente com a senadora Gleisi Hoffmann, Com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, com o prefeito de Francisco Beltrão, Cantelmo Neto e prefeitos de demais municípios da região Sudoeste, da cerimônia de recepção aos médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, realizada em Curitiba.
Com a chegada de mais 295 profissionais do Mais Médicos ao Paraná nesta segunda-feira (14), a meta do programa, de ter 770 profissionais em atividade no estado, foi atingida.
Os novos profissionais fazem parte do quarto ciclo do Programa e já passaram pelos módulos de acolhimento e avaliação. O grupo que já desembarcou no Estado será distribuído por 126 municípios paranaenses.
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a distribuição segue critérios técnicos, que deram prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS. Além deste critério, foi ainda observado o fato de serem estas as cidades com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Ao todo, mais 3.745 médicos chegam no país no mês de abril, totalizando 13.235 profissionais cobrindo 4.040 cidades brasileiras. O número atende 100% da demanda dos municípios. No Paraná, 475 médicos já estão atuando em diversas regiões.
O Brasil tem uma média de 1,8 médico por mil habitantes, enquanto em outros países, como nos vizinhos Argentina e Uruguai, este número é de 3,2 e 3,7 respectivamente. No Paraná, a média é de 1,68 médico por mil habitantes. Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha/Interfarma, mostra que 70% dos entrevistados consideraram ótimo ou bom o atendimento feito pelos profissionais do programa.