Um dos assuntos tratados foi a indenização de produtores rurais que perderem animais com brucelose ou tuberculose.
Da Assessoria / Sudoeste – PR
A Acamsop 13 (Associação das Câmaras de Vereadores do Sudoeste do Paraná) aproveitou a programação da Expofeira 2013 em Planalto para reunir lideranças e promover o debate sobre assuntos relevantes para o sudoeste do Paraná. A reunião aconteceu no último sábado (9), na Casa da Cultura e contou com a presença de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região.
Sob a coordenação do presidente em exercício da Acamsop 13, vereador de Planalto Inácio Werle a pauta teve quatro pontos: informes do DNIT e constituição do movimento pró-duplicação da BR 163 (trecho da BR 277 que liga Cascavel à Barracão), informes dos trâmites da Lei nº 7.123 que trata das estradas parques e dois deles com especial envolvimento da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT): as ações da Embrapa e o diálogo sobre a construção de uma unidade no Sudoeste do Paraná e a questão sobre indenizações referentes a perdas de animais (sacrificados e abatidos) causadas pela tuberculose e brucelose.
Além do prefeito anfitrião estavam os chefes de Executivo de Dois Vizinhos Raul Izotton e de Francisco Beltrão, Antônio Cantelmo Neto. A presença da Embrapa foi uma articulação conjunta da deputada Luciana Rafagnin, deputado federal Assis do Couto e do vereador Inácio Werle. Agora, um novo encontro ficou marcado para os próximos dias e deve ter a participação de diretores da Embrapa para apresentação de uma nova proposta para a região: Embrapa – Agircultura Familiar. Cantelmo Neto já manifestou disposição e interesse de Francisco Beltrão para ser a sede da unidade regional.
Sobre as indenizações de produtores rurais, a deputada Luciana diz que foi uma boa oportunidade para expor melhor sobre o projeto de lei que ela apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná. Contudo, a matéria ficou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e precisou ser retirada porque houve um comprometimento da base do governo estadual na Alep, de que o governador envie mensagem para a Casa de Leis estabelecendo o pagamento da indenização, conforme previa o PL da deputada. “No entanto, a mensagem ainda não foi recebida e os casos de tuberculose aumentam no sudoeste”, preocupa-se Luciana.
O representante do NUVETZ (Núcleo de Veterinários e Zootecnistas) de Francisco Beltrão, Neocir Basso esclareceu mais sobre o assunto e reproduziu um vídeo durante a reunião em Planalto, exibindo matérias jornalísticas que apontam o crescimento e a gravidade do problema. Como profissional da área, Basso cobrou ações concretas para resolver o problema e alertou que produtores rurais não querem mais fazer os exames. “Eles temem que o resultado seja positivo e que precisem abater os animais sem nenhum auxílio ou segurança por parte do poder público”, esclarece.