Segundo Luciana, um mandato participativo exige avaliação e planejamento permanente, pois a realidade e a configuração das forças vão se modelando a todo momento. “A nossa função de parlamentar é estar atento para os debates que vão ocorrendo e representar os anseios da sociedade, mas isso só é possível quando se trabalha com as forças que promovem a organização social e fazem a dianteira das lutas” diz Luciana.
O evento teve dois momentos importantes: o primeiro foi quando os participantes reunidos em grupos avaliaram a atuação da deputada e do próprio partido, levantando as dificuldades e os avanços do trabalho; no segundo momento a apresentação das proposições e plenária. A avaliação dos participantes é que o mandato precisa divulgar mais suas ações nos municípios, pois muitas lutas importantes realizadas pela parlamentar acabam por não serem conhecidas pela população. Ao mesmo tempo os participantes cobraram uma maior atuação da deputada nas questões locais. “A vida partidária é construída nos municípios” disse Antonio Joel Padilha, presidente do PT de Pranchita.
Entre as avaliações positivas do trabalho, os participantes citaram a atenção especial dada pela deputada às lutas regionais, como pela implantação da Universidade Federal Fronteira Sul, aos projetos de viabilização da agricultura familiar, a organização das cooperativas de habitação, tanto urbanas como rurais, a parceria com entidades, a luta pelo Hospital Regional e a conduta ética do mandato. Olivo Dambros, agrônomo e dirigente da Cooperiguçu, falou da importância do mandato estar presente na vida das instituições e movimentos sociais: “Os movimentos e organizações da sociedade alimentam o trabalho dos parlamentares, pois eles estão constantemente conectados com as necessidades da população”.
Em seu pronunciamento de encerramento, Luciana agradeceu o esforço pela participação e disse que o evento foi muito importante: “Avaliações positivas nos dão a certeza de que o trabalho está valendo a pena, e as negativas são ainda mais importantes, pois a partir delas é que o planejamento do mandato será realizado”. Num próximo momento, Luciana deverá reunir a equipe de trabalho para, a partir das orientações do encontro, detalhar o planejamento.