No Dia Nacional da Mamografia, deputada protocola projeto de agilidade aos exames de mamografia e complemento diagnóstico.
Nesta quarta-feira (05), Dia Nacional da Mamografia, a deputada Estadual Luciana Rafagnin protocolou um Projeto de Lei (PL) que cria o Programa, Meu Mês, Minha Vida, que garante exames de mamografia e complementares ao diagnóstico do Câncer, às mulheres, a partir dos 35 anos, no mês de seu aniversário, no Estado do Paraná.
O PL prevê que a mamografia seja realizada em até 30 dias, após a solicitação da paciente, sem que seja obrigatório o encaminhamento médico, assim como a imediata realização de exames complementares ao diagnóstico, caso seja detectada a doença.
“Apesar de todas as campanhas que o SUS vem realizando, sabemos que as mulheres ainda têm dificuldades, muitas vezes até por falta de informação, para a realização do exame de mamografia, sendo que na faixa etária entre 35 a 50 anos, vem sendo registrado os maiores índices”, ressalta Luciana, reforçando ainda um pedido da Associação das Amigas da Mama, para que as informações sobre as estimativas da doença, no Estado, sejam atualizadas.
De acordo com dados da divulgados durante a 2ª Jornada Paranaense de Mastologia, realizada pela primeira vez em Pato Branco, em agosto do ano passado, o câncer de mama tem tido um aumento de 1% a 2% ao ano e este é um aumento, não só pelo aumento populacional, é um aumento real da incidência. Destacou-se ainda na ocasião, que a média de aparecimento de novos casos de câncer no Paraná é de 3.110 por ano, número semelhante ao dos demais estados do Sul do Brasil e que é considerado um índice alto, quando comparado ao restante do país, pois gera um risco estimado de 55.83 casos para cada 100 mil mulheres no Paraná.
Conforme reforçou, a deputada Luciana – que pediu a colaboração dos colegas deputados para aprovação – o projeto, vem de encontro às recomendações médicas com relação ao tratamento precoce, que possibilita um índice de cura acima de 90%.