Funcionários da Companhia de Saneamento não aceitaram redução na participação de lucros e entraram em greve
Da assessoria da bancada do PT na Alep
A líder da bancada do PT, deputada estadual Luciana Rafagnin durante pronunciamento na tribuna, nesta terça-feira,12, se solidarizou com os funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que não aceitaram redução na participação de lucros da empresa a e entraram em greve. “ Me solidarizo com os funcionários da Sanepar que reivindicam 25% no lucro repassado que foi reduzido para 12%. Os funcionários reivindicam o que é justo e de direito. Esperamos uma solução o mais rápido possível”, cobrou Luciana.
Os sindicatos que representam os trabalhadores do setor operacional, técnicos químicos, técnicos de segurança do trabalho e técnicos industriais da Sanepar fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira em frente à sede da Sanepar, na Rua Engenheiros Rebouças, em Curitiba e prometem parar por tempo indeterminado. O impasse entre empresa e trabalhadores já se estende por mais de dois meses quanto ao valor do Programa de Participação nos Resultados (PPR).
A reivindicação da categoria é o pagamento integral do PPR, no teto máximo permitido pela lei, o que corresponde a 25% do montante distribuído aos sócios acionistas da Sanepar e totalizaria aproximadamente R$ 4.600,00 para cada funcionário. Neste ano o governo Beto Richa se propôs a pagar apenas metade deste valor. Com isso, 57,8% dos trabalhadores rejeitaram a porcentagem reduzida.
O Ministério Público do Trabalho determinou um prazo de 48 horas para que a Sanepar se manifeste apresentando nova proposta.
FONTE: Liderança do PT
Laura Sica mtb 4139