O Seminário comemorativo, pelos 10 anos PT, teve a participação de representantes políticos de todo o Estado.
O seminário “Decênio que Mudou o Brasil”, realizado em Pinhais, nesta quinta-feira (13), pelo Instituto Lula, com a presença do próprio Luis Inácio Lula da Silva, da Presidenta Dilma Rousseff, da Ministra Gleisi Hoffmann, do Ministro Paulo Bernardo e do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, além de outras lideranças e autoridades do Paraná e da Presidência da República foi marcado pelo otimismo e segurança da presidenta, principalmente, em relação à economia do país.
O ex-presidente Lula pontuou e reforçou os avanços que o Brasil teve durante os dez anos de gestão petista, destacando a competência da presidenta Dilma Rousseff, frente à presidência, assim como o compromisso que ele próprio tem com o seu governo, que avalia um dos melhores dentre os diversos países que conhece. ”A companheira Dilma precisa saber que ela não está só, que o governo não está só. Eu conheço muitos governantes, de diversas partes do mundo e garanto a vocês, que nenhum deles, tem mais competência que a companheira Dilma”, disse Lula, voltando a dizer que não há possibilidade de ele e Dilma divergirem.
A presidente Dilma discorreu sobre as ações de seu governo, destacando, dentre outros aspectos, a importância da agricultura familiar. Disse ainda que não antecipa o debate sobre as eleições e que isso só interessa à oposição. “As eleições ainda estão distantes e, antes delas, temos muita coisa importante a fazer”, completou, afirmando que, quem apostar que a inflação vai ficar fora de controle vai perder e vai perder feio. “Eu garanto a vocês que a inflação não vai subir e que não haverá desemprego no Brasil”, completou a presidenta Dilma.
A Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Luciana Rafagnin, que também fez parte da mesa, representando a bancada petista, durante o seminário, avaliou o evento como uma oportunidade para a militância ouvir de perto os líderes maiores do partido, se apropriando com segurança, do comprometimento da presidenta Dilma e da ministra Gleisi, com relação a condução do Governo Federal, e dos esclarecimentos lúcidos e realistas do ex presidente Lula, que: “nos orgulha sempre com seu conhecimento, sua postura clara, sua sinceridade e carisma”, afirma Luciana.
O Seminário comemorativo, pelos 10 anos do PT, teve a participação de representantes políticos de todo o Estado. Essa é a quarta edição do seminário, que já teve eventos realizados em Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre. Na capital paranaense, o seminário debateu Ciência, Tecnologia e Indústria. Ainda durante o encontro, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o presidente da Finep, Glauco Arbix, apresentaram o que o partido considera os avanços do governo do PT e os desafios estratégicos para os próximos anos nas duas áreas.