A primeira mobilização pela implantação do hospital foi em 1995. No encontro do PT sexta-feira, em Francisco Beltrão, com a presença de mais de 400 pessoas, e de autoridades como o senador Flávio Arns, os deputados federais Paulo Bernardo e Assis Miguel do Couto, o deputado estadual André Vargas e o prefeito de Londrina Nedson Micheletti, a deputada estadual Luciana Rafagnin foi homenageada pela sua luta pela implantação do Hospital Regional.

“Uma luta de muitos anos”, enfatizou Luciana. “Temos que lembrar que a primeira mobilização em prol da implantação do Hospital Regional foi no dia 7 de abril de 1995, no dia mundial da saúde, em 1995, numa assembléia, com mais de duas mil pessoas, realizada pela CUT no ginásio de esportes do Bairro Alvorada, onde foi entregue ao secretário Estadual de Saúde, na época o Armando Rággio, um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas solicitando a implantação do Hospital Regional”. Luciana também lembrou do encontro de comemoração dos 10 anos da organização das mulheres em 96, no parque de exposições, quando novamente foi reafirmada a solicitação e entregue a reivindicação a então vice-governadora Emília Belinatti e, mais uma vez, ao secretário Rággio.

O projeto ganhou força quando em 2001 Luciana apresentou o projeto na Assembléia Legislativa, conseguindo a aprovação e em seguida sancionado pelo governador. Outro fato importante foi quando a Amsop assumiu o Hospital Regional como uma das prioridades da região, constando na Carta do Sudoeste de 2002.

Com a decisão do governador Roberto Requião e do secretário estadual de Saúde, Luiz Cláudio Xavier, a favor da implantação, Luciana acredita que não tem mais volta e vê o projeto se tornando realidade. Importante ressaltar que o deputado federal Assis está dando uma grande contribuição na negociação junto ao Ministério da Saúde e que a Prefeitura de Francisco Beltrão está fazendo a sua parte colocando à disposição o terreno para a construção.

Luciana disse após a homenagem que a conquista do Hospital Regional é um estímulo para trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento do Sudoeste e do Paraná, e disse acreditar que a verdadeira função do parlamentar é lutar por projetos que melhorem de verdade a qualidade de vida da população. “Quero dividir esta homenagem, com todas a pessoas e organizações que sempre acreditaram na luta pela implantação do Hospital Regional”, finalizou a deputada.Além das homenagens, os presentes puderam conversar e tirar fotos com a lideranças estaduais e federais, que participaram, na seqüência, de um jantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *