Projeto do hospital regional de R$ 8,5 milhões é aprovado pelo Ministério da Saúde Na tarde desta sexta-feira, 19, a deputada estadual Luciana Rafagnin se reuniu com o prefeito Vilmar Cordasso para discutir sobre a implantação do Hospital Regional em Francisco Beltrão. A lei que cria o hospital é de autoria da deputada e foi aprovada ainda em 2001. De lá para cá muitos entraves impediram a implantação do hospital.
Na semana passada Luciana esteve em Brasília, juntamente com o deputado federal Assis Miguel do Couto, conversando no Ministério da Saúde, onde já foi protocolado o pré-projeto do hospital pelo Consórcio Regional de Saúde. O ministério deu parecer favorável ao pré-projeto, no valor de R$ 8.500.000,00. Para a liberação desse recurso o Ministério da Saúde depende agora de um parecer favorável tanto do município de Francisco Beltrão quanto do Governo Estadual.
No Governo do Estado o hospital tem recebido total apoio do governador Roberto Requião. Insistentemente ele tem declarado publicamente que implantará o hospital regional em Francisco Beltrão.
Com a implantação do hospital grande parte dos serviços de atendimento de alta-complexidade poderão serem feitos aqui e não mais em Curitiba ou Cascavel. Com isso, os pacientes vão ter menos gastos financeiros e menos transtornos, pois serão tratados aqui, próximos de suas famílias.
Segundo a deputada Luciana a reunião foi produtiva tendo em vista que todos os presentes concordam com a implantação do hospital regional.
Nos encaminhamentos ficou acordado que é necessário sanar algumas dúvidas sobre a gestão do hospital. Os esclarecimentos devem ser feitos por técnicos do próprio Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
Também participaram da reunião o presidente do Conselho Regional de Saúde Zelírio Ferrari, o secretário municipal de Saúde Antonio Cantelmo Neto, o vice-prefeito Wilmar Reichembach, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Helena Werlang, Joceli Vagliati e Euzébio Cavazotto, da 8ª Regional de Saúde, Wemilda Feltrin, da Associação Médica do Sudoeste, o secretário de Administração Antonio Carlos Bonetti, Ademir Dalazem, representando o deputado Assis, Sérgio Kaupka e o médico Leonardo Aranha.