Não tem sinal de wi-fi (internet) no HRS e nas dependências do Centro Regional de Especialidades (CRE).

Curitiba, PR (15/09/2021) – Uma das formas encontradas para diminuir o sofrimento de pacientes internados com covid-19 e seus familiares, pois, nessas condições, ficam impossibilitados de receberem visitas dos parentes e amigos, é a realização de videochamadas ou a troca de mensagens de áudio e texto. Os noticiários estão repletos de situações que evidenciam a emoção desse contato em meio ao drama vivido nesta pandemia do novo coronavírus. 

Mas essa comunicação que aproxima, anima, leva esperança e um pouco mais de dignidade aos pacientes da covid-19 não é uma realidade ou não está facilmente ao alcance dos internos do Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits (HRS), em Francisco Beltrão. Salvo esforços extraordinários dos profissionais da instituição para viabilizar, com recursos próprios, essa interação. Simplesmente pela falta de sinal de wi-fi (internet) no HRS, referência na região para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também não há sinal de internet nas dependências do Centro Regional de Especialidades (CRE), que fica na cidade e possui alto fluxo de pessoas.

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), em requerimento endereçado ao secretário de estado da Saúde, Beto Preto, solicitou ao governo do Paraná a instalação de antenas de distribuição de sinal de wi-fi no Hospital Regional e no CRE. Em agosto passado, o HRS atingiu a marca de mil pacientes recuperados da covid-19, que, enquanto estiveram hospitalizados, ficaram em isolamento. As dificuldades de comunicação externa, pela falta de sinal de internet no HRS, sobrecarregam o drama também dos profissionais da saúde que prestam atendimento a esses pacientes e já atuam na linha de frente do enfrentamento da pandemia em condições heroicas. “O acesso à comunicação é um direito do cidadão que precisa do atendimento à saúde”, afirma a deputada Luciana. “Desse modo, a instalação e disponibilização de sinal de wi-fi por parte do estado passa a ser uma necessidade primordial”, completa a deputada.
 

Fonte: Assessoria de comunicação

Autor: Texto e fotos: Thea Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *