O plano “Presidente Amigo da Criança” contém ações do governo federal para o alcance das 21 metas estabelecidas pela ONU. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje o plano “Presidente Amigo da Criança”, documento que contém ações do governo federal para o alcance das 21 metas estabelecidas na sessão especial pela criança, realizada em 2002 pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O anúncio será feito durante a abertura oficial da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a Conferência será realizado um balanço das ações empenhadas para efetivar o pacto pela paz nos âmbitos estadual e municipal.
“O Pacto pela paz – Uma construção possível” – tema central do encontro, é um documento criado durante a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da criança e do Adolescente, que foi realizada em outubro de 2001, em Brasília. Trata-se de um conjunto de nove eixos e dez compromissos, assumidos pelos participantes da 4ª Conferência, como uma agenda propositiva para o combate à violência.
O evento é promovido pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Devem participar 780 delegados de todo o país, incluindo adolescentes, representantes de entidades governamentais e não-governamentais que trabalham direta e indiretamente com os direitos infanto-juvenis. (LA)