Também será lançada uma revista com um balanço do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento à nação na sexta-feira para prestar constas do primeiro ano de administração. A informação foi dada pelo ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken. Segundo informações da Agência Brasil, o ministro anunciou também que será lançada uma revista com um balanço do governo.
Ainda não foi definida a tiragem, mas Gushiken garantiu que será em número suficiente para distribuição a lideranças sindicais e comunitárias, prefeituras, Estados e Secretarias. “Ainda não sei que nível de publicidade terá, mas vamos fazer a revista, como qualquer instituição que precisa fazer uma prestação de contas junto ao público pelo qual é responsável”, disse o ministro.
O ministro lembrou que a consolidação dos principais pontos da administração é importante, inclusive para militância do Partido dos Trabalhadores. “A revista pode ajudar a sistematizar, ordenar e facilitar a compreensão da gestão de governo”.
Sobre a reunião ministerial que será realizada na quinta-feira, Gushiken esclareceu que o encontro servirá também para prestação de contas e que a reforma ministerial não faz parte da pauta, mas é um tema que o presidente “pode avocar a qualquer momento”.
Em relação a avaliação do governo este ano, o ministro afirmou que a principal avaliação que deve ser feita é a do povo e este tem mostrado, por meio das pesquisas, que está “contente com o governo”. O povo, observou Gushiken, reconhece que este foi um ano difícil, de muito sacrifício, mas os problemas maiores foram resolvidos.
Reformas
O presidente disse que as reformas da Previdência e tributária serão promulgadas no próximo dia 19. “Se Deus quiser, vamos participar no Congresso Nacional, da promulgação dessas duas reformas, uma vitória do nosso governo”, disse Lula após a entrega da Ordem do Mérito da Defesa a 125 personalidades, em Brasília.
O presidente afirmou que está mais otimista agora, após 11 meses de governo, do que quando assumiu a Presidência. Segundo ele, em apenas um ano o Brasil recuperou sua credibilidade interna e externa. “Hoje, o Brasil está sendo respeitado como merece. Em apenas um ano, reconstruímos a esperança do Mercosul. O país tem espaço a ocupar no mundo globalizado”. Sobre a economia brasileira, o presidente Lula disse que o país deu um grande passo em 2003. “No próximo ano, queremos dar um passo ainda maior. Fazer mais e não errar. Vou cumprir nos próximos três anos cada palavra que assumi durante campanha”, garantiu Lula.
Soberania
Durante participação pela manhã em cerimônia de apresentação dos dez oficiais generais promovidos em 25 de novembro último, o presidente elogiou o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas na defesa da soberania nacional, destacando a importante contribuição também no desenvolvimento dos programas sociais.
” Nessa hora, em que renovo os meus cumprimentos pela merecida promoção, conclamo os senhores a continuar afinados, nas suas novas posições, com o objetivo maior do governo que é o de construir um país mais rico e mais justo socialmente, um país melhor para todos”, afirmou.(LA)