O presidente disse que o processo vem sendo feito “com muito cuidado”, visando ao acesso a crédito e infra-estrutura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou, nesta terça-feira, o compromisso de assentar 115 mil famílias no Brasil este ano. Segundo Lula, o processo vem sendo feito “com muito cuidado”, visando ao acesso a crédito e infra-estrutura. “Este governo tem a missão de moralizar o processo da reforma agrária no nosso querido Brasil”, afirmou. “Num país pobre e sofrido como o nosso, a reforma agrária não pode ser outra coisa senão sinônimo de paz, produção e equilíbrio social”.
Lula ressaltou o anúncio do presidente do Incra, Rolf Hackbart, de desapropriação de aproximadamente 70 mil hectares, para fins de reforma agrária na região. “Faremos um processo de reforma agrária civilizado, respeitando a natureza e fazendo a combinação perfeita entre o desenvolvimento, a produção e o meio ambiente”, ressaltou Lula. A afirmação foi feita durante inauguração da nova rota do Correio Aéreo Nacional, no município de Manoel Urbano (AC). Lula destacou que o serviço vai atender as famílias da região que precisam de atendimento à saúde.
Junto com o presidente, estavam presentes o governador do Acre, Jorge Viana (PT), o ministro José Viegas Filho (Defesa), Humberto Costa (Saúde), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Rolf Hackbart, presidente do Incra, além de deputados, e prefeitos da região.
Base da reforma
De acordo com Lula, “a floresta em pé, bem manejada, com certificação de madeira e produção diversificada, vale muito mais que os 630 mil quilômetros quadrados de desertos que o lucro cego produziu na Amazônia”. “Por isso, ela será a base da reforma agrária na Amazônia”, destacou.
O presidente afirmou, ainda, que será ampliado o manejo florestal sustentável em mais 11 milhões de hectares até 2007. “E pelo menos um terço dessa expansão será feita através de projetos comunitários de base familiar”.
Lula concluiu afirmando que, antes de terminar o mandato, pretende inaugurar a estrada que liga Manuel Urbano a Rio Branco.(LA)