O ato será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alep.
Da Assessoria / Sudoeste (fonte: MAB)
O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) está mobilizando a sociedade para uma audiência pública na próxima sexta-feira (16), em Capanema. O ato será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná). O objetivo é discutir a situação das famílias atingidas pela UHE (Usina Hidrelétrica) Baixo Iguaçu. A área está localizada no rio Iguaçu entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques e irá atingir também os municípios de Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu.
A situação na região é bastante tensa, pois as obras para construção da usina já começaram e ainda não há acordo entre o consórcio e os atingidos. Isto coloca cerca de 500 famílias em situação de insegurança, incerteza e aflição.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) esteve no local durante o acampamento das famílias que estavam mobilizadas já no início das obras. Ela lamenta que os agricultores e agricultoras familiares estejam passando por este momento, mas está confiante numa solução. “A bancada do PT na Alep propôs uma emenda ao projeto que autorizava as usinas no Paraná. Queríamos a segurança de que os atingidos recebessem indenização antes da construção, mas infelizmente a base aliada do governo estadual votou contra”, relembra.
A audiência terá início às 13h30 no centro social/comunitário da Linha Marechal Lott (interior de Capanema – próximo ao local de construção da usina).
Instruções de como chegar ao local:
1. QUEM SE DESLOCAR SENTIDO CASCAVEL /CAPITÃO LEONIDAS MARQUES – CAPANEMA:
a. Após passar a ponte sobre o rio Iguaçu seguir entorno de 10 km até o trevo da PR/BR 163; no trevo seguir á direita sentido Capanema.
b. Seguir entorno de 15 km até entrada da comunidade Linha Faraday (á direita na rodovia)
2. QUEM SE DESLOCAR SENTIDO REALEZA – CAPANEMA:
a. Orienta-se seguir pela PR 182 sentido Realeza – Cascavel (após entorno de 21 km)até o trevo de acesso a Capanema (antes da ponte rio Iguaçu). No trevo de acesso a Capanema seguir à esquerda sentido Capanema.
b. Seguir entorno de 15 km até entrada da comunidade Linha Faraday (á direita na rodovia)
Haverá indicações com faixas, cartazes e bandeiras nos trevos indicando o sentido até o local da audiência pública.
Contatos:
(46) 3524 – 9533
(46) 9928 – 1077 Rodrigo
(46) 9902 – 2291 Robson