Luciana aprova essa medida do governo federal: “aproximar a formação profissional dos médicos aumenta as chances de ampliar atendimento”.
A defesa do SUS
Curitiba, PR (18/10/2011) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) aproveitou a passagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por Curitiba a fim de participar da abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, para elogiar o empenho do governo federal em ações concretas de defesa da melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em relação ao anúncio da expansão dos cursos de medicina para o interior do país. “Aproximar a formação profissional de médicos aumenta as chances de ampliar o atendimento no estado”, disse Luciana. O Ministério da Saúde vai alocar ainda mais recursos para abrir quatro mil vagas para residentes nas especialidades mais demandadas.
A deputada fez subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (18) para destacar dados apontados pelo ministro em Curitiba. O SUS é maior sistema de atenção básica do mundo, público, gratuito e universal, com 100 milhões de pessoas cobertas pelo programa Saúde da Família (PSF). Realiza em média um milhão de internações por mês e mais de 21 mil transplantes totalmente gratuitos por ano, “o que significa milhares de vidas salvas”, completa Luciana.
Ela também ressaltou o lançamento na manhã de hoje do cartão do SUS, com o registro dos procedimentos e informações dos pacientes para acesso fácil na rede em todo o território nacional, investimentos e instrumentos de controle social que permitirão colocar o usuário no centro das atenções do Ministério da Saúde. Padilha afirmou em Curitiba que 51% das unidades básicas de saúde existentes no país têm problemas de espaço físico ou estão instaladas em locais inadequados. O governo federal vai construir, até 2014, 15 mil novas unidades em tamanho adequado e ampliar ou melhorar outras oito mil. Também, por meio do repasse do Piso de Atenção Básica (PAB Fixo), municípios com maior área rural e maiores indicadores de pobreza receberão mais recursos, bem como os que apresentarem maior indicador de satisfação por parte dos usuários.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).