O CFES Regional Sul, compreende os Estados do RS, SC e PR, tendo como entidade executora o Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP.

Da assessoria / Curitiba 

A presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional na Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Luciana Rafagnin, esteve representada pelo assessor Ézio Faganello, durante o encontro de planejamento do Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária (CFES), realizado nos últimos dias 01, 02 e 03 em Porto Alegre/RS. O CFES Regional Sul compreende os Estados do RS, SC e PR, tendo como entidade executora o Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP.

CFES visa a implantação de uma Rede Nacional de Centros de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária, para desenvolver e promover ações de formação sobre economia solidária como uma alternativa de geração de trabalho e renda e superação da pobreza, através da inserção da sua temática em atividades formativas dos beneficiários e agentes/educadores do Plano Brasil Sem Miséria, se integrando nos processos de educação, assessoria técnica e articulações territoriais da economia solidária.

O projeto tem como objetivo também a assessoria técnica para os empreendimentos solidários já constituídos com foco nos núcleos temáticos: formação, finanças solidárias, comercialização e comércio justo solidário e redes de cooperação solidárias.

Também participaram pelo Paraná: Adalberto Sabino do IDESTE e CFES-PR (Loanda); Amauri A. Mossmann da Caritas PR e CFES Nacional (Curitiba); Antônia Maria Assis (Vanda) do CEFURIA e CFES-PR (Curitiba); Edson Marques Oliveira da Unioeste e Coordenação Executiva do FPES (Toledo PR); Keiko Sato da ABRAA Empreendimento de E.S. e CFES-PR (Curitiba); Luzia de Aguiar Soares, Gestora Pública (Município de Cascavel); Marco Antônio Barbosa da Rede Marista de Solidariedade e Coordenação Executiva do FPES de (Curitiba); Maria de Lourdes Barros da Colmeia EES e CFES-PR; Rosangela Ferreira da Caritas Arquidiocesana, Coordenação do FPES e CFES-PR (Cascavel) e Tereza Lopes Miranda da IESOL e Gestão Pública de (Ponta Grossa).

O tempo de execução do projeto é de 30 meses, com prazo final para junho de 2015. As primeiras atividades do coletivo de formadores do Paraná serão duas oficinas para agentes / educadores dos programas de políticas públicas, no mês de Setembro de 2013, uma na cidade de Cascavel e outra em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *